Projeto Rondon promove oficina sobre ansiedade no trabalho com servidores da UFFS
Ação extensionista ocorreu no Campus Chapecó, na sexta-feira (19)

Publicado em: 22 de julho de 2019 16h07min / Atualizado em: 22 de julho de 2019 17h07min

Integrantes da comunidade acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul (seis discentes do Campus Chapecó e dois técnicos administrativos do Campus Cerro Largo)  participaram do Projeto Rondon – Operação Gilmar Mendes entre os dias 10 a 20 de julho, em doze municípios da área de abrangência da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC).

Servidores do Campus Chapecó falaram sobre assuntos que podem desencadear situações de ansiedade no trabalho

O grupo da UFFS fez parte de uma série de atividades multidisciplinares promovidas nos dez dias de ações extensionistas. Uma delas ocorreu na sexta-feira (19), envolvendo servidores da UFFS – Campus Chapecó. A atividade foi uma oficina sobre Ansiedade no Ambiente no Trabalho, proposta pela estudante de Enfermagem da UFFS Luana Reis. Além de Luana, o grupo do Projeto Rondon que conduziu a atividade foi composta por Barbara Victória Balduino Jacomini, estudante de Administração Pública da UDESC, Eduarda Vanessa Arossi, estudante de Enfermagem da UDESC, Olivia Ramalho, estudante de Fisioterapia da UDESC, Daniel Pereira Pinheiro, docente da Universidade Federal Rural da Amazônia e Sara Vanessa Braatz Almeida, estudante de Enfermagem da UDESC.

A atividade iniciou às 9h e teve cerca de uma hora de duração. A equipe do Projeto Rondon distribuiu entre os participantes papelotes contendo situações que poderiam desencadear ansiedade no ambiente de trabalho. Então, tanto quem recebeu o problema quanto os demais puderam discutir, trocar ideias e apontar soluções sobre os vários assuntos apontados, entre eles o de como administrar o tempo, problemas familiares, insônia, temperatura adequada nos locais de trabalho e outros.

Para Luana Reis, estudante da UFFS, a atividade proposta no Campus Chapecó foi para atender uma demanda da comunidade acadêmica. “Ansiedade é um assunto que atualmente interessa à maioria das pessoas. E essas situações propiciam que as pessoas possam 'se ouvir' e ouvir as preocupações dos colegas. Acredito que levamos muitas coisas boas da experiência”, diz Luana.

Conforme Daniel Pereira Pinheiro, a Universidade Federal Rural da Amazônia está participando dessa edição do Projeto Rondon com uma equipe composta, além dele,  por mais oito estudantes dos cursos de Agronomia, Administração e Ciências Contábeis. A ideia, segundo ele, é implantar um projeto semelhante ao da UDESC na universidade onde ele é docente. “Estamos vivenciando as ações e trocando experiências para servir de aprendizagem num futuro projeto na UFRA, inclusive essa que acontece aqui na UFFS em formato de oficina. Participar das atividades vai servir de motivação daqui para frente”, entende Pinheiro.