Projeto de extensão promove uso da bicicleta
“Pedalar para quê?” inicia retomada das atividades

Publicado em: 04 de agosto de 2021 14h08min / Atualizado em: 05 de agosto de 2021 13h08min

Promover o uso reflexivo da bicicleta como meio de mobilidade humana e difundir a cultura da bicicleta. Esse é o objetivo principal do projeto de extensão “Pedalar para quê?”, que inicia a retomada das suas atividades, suspensas com a pandemia.

O projeto, que surgiu em 2019, coordenado pelo professor da UFFS – Campus Chapecó Fábio Carminati, buscou, em primeiro momento, atender às demandas da Ecoefapi, para realizar passeios educativos de bicicleta com as crianças do bairro, promover ações para incentivar a mobilidade ativa e reivindicar condições para se locomover de bicicleta no trânsito, mas também se construiu a partir de reuniões, inicialmente, com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Chapecó, com o objetivo de criar uma rota de cicloturismo na região e, posteriormente, com a participação no GT do Sicom/Senac para a criação do Circuito de Cicloturismo do Vale do Rio Chapecó.

Para Carminatti, o projeto pretende não só ampliar o campo de possibilidades para o uso da bicicleta, mas também estabelecer vínculos entre instituições públicas e organizações sociais da sociedade civil organizada que estejam relacionadas à mobilidade ativa e à bicicleta. “Junto com isso há a promoção da educação no trânsito e a participação de campanhas relacionadas à mobilidade ativa e à bicicleta, além de reivindicar as condições para ampliar a circulação de ciclistas na cidade”, explicou.

Para o professor, essas campanhas de sensibilização da cidade e, sobretudo, do tráfego são no sentido de sua humanização e transformação das condições de ciclabilidade, para que se tornem atraentes para o uso cotidiano da bicicleta – na área urbana e rural. “Ao mesmo tempo, celebrar a saúde, o bem-estar e o meio ambiente. Afinal, os múltiplos usos da bicicleta dependem sobremaneira da criatividade e disposição de alterar a rotina, de fluir em outro ritmo, seja através de uma passeio dominical, de uma pedalada até o trabalho ou de uma viagem de muitos dias a uma região ainda por conhecer”, afirmou.

Atividades

Antes da pandemia, o “Pedalar para quê?” desenvolveu múltiplas ações ligadas à difusão do uso da bicicleta e da mobilidade urbana, como passeios ciclísticos, oficinas, dia mundial sem carro na Avenida Getúlio Vargas em Chapecó, campanhas, reuniões, eventos e planejamentos. Agora, com o avanço da vacinação, o projeto já tem uma agenda de atividades a serem realizadas como, por exemplo, o mapeamento e reconhecimento do circuito de cicloturismo Vale do Rio Chapecó.

Outras atividades que estão planejadas podem ser conferidas no quadro abaixo:

Atividade

14/08/21

Passeio ciclístico temático

Dia Nacional do Ciclista (19/08)

19/08/21

Distribuição de adesivos

Dia Nacional do Ciclista (19/08) e educação no trânsito

22/09/21

Oficina na escola e exibição de documentário

Dia mundial sem carro (22/09)

26/09/21