Projeto de extensão oferece atualização a professores de matemática

Publicado em: 02 de fevereiro de 2011 07h02min / Atualizado em: 20 de março de 2017 14h03min

Na tarde de sexta-feira 28 aconteceu o último encontro do primeiro módulo semanal do curso de atualização para professores de matemática oferecido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com sede no Rio de Janeiro.

O segundo encontro está previsto para o final de julho, também no campus-sede, em Chapecó. Nesta primeira edição, o projeto de extensão recebeu 54 inscrições, a maioria de professores da rede pública e privada de ensino de Chapecó e cidades vizinhas.

Além dos docentes, alguns estudantes que estão concluindo o curso de Licenciatura em Matemática participaram desta fase. As orientações foram divididas em duas partes. Pela manhã, assistiam as aulas transmitidas via online diretamente do IMPA e à tarde aconteciam discussões e a resolução de exercícios propostos pela manhã. O projeto está sendo coordenado pelo professor Antonio Marcos Correa Neri e conta com a colaboração dos docentes Eduardo Estrada e Edson Ribeiro, além de quatro alunos bolsistas que trabalharam como monitores durante os cinco dias de curso.

Para Antonio Correa Neri, oferecer um curso nestes moldes torna-se importante porque contempla um conjunto de profissionais que normalmente não possui acesso a atividades de atualização com a frequência desejada. “Cursos que privilegiam a formação profissional e a atualização de conhecimentos ainda são novidades na região”, constata Neri. A diretora de Extensão da UFFS, Monica Hass, endossa a opinião do professor Antonio e vai mais além: “cursos de extensão como estes e outros em andamento servem para criar um elo concreto entre a instituição e a sociedade”. Segundo ela, a ideia é a de que o curso oferecido aos professores de matemática torne-se um programa de extensão permanente da UFFS.