Programa Nos Caminhos da Práxis inicia nova etapa com municípios da região da AMAI
Participaram gestores municipais de escolas e equipes pedagógicas

Publicado em: 17 de outubro de 2017 17h10min / Atualizado em: 18 de outubro de 2017 08h10min

Equipe da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura iniciou, nos dias 16 e 17 de outubro, nova etapa do Programa Nos Caminhos da Práxis: Formação Continuada de Professores da Educação Pública. O encontro ocorreu na Escola de Educação Básica Presidente Artur Costa e Silva, em Xanxerê-SC.

Nestes dois dias participaram gestores municipais de escolas e equipes pedagógicas dos municípios da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI). Cerca de 200 profissionais de Educação dos municípios de Abelardo Luz, Bom Jesus, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Ipuaçú, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, São Domingos, Vargeão, Xanxerê e Xaxim acompanharam as atividades de formação e receberam informações sobre o Programa.

Um dos momentos de formação foi propiciado pelo docente da UFFS – Campus Chapecó Jerônimo Sartori, com a palestra sobre Gestão Democrática. Sartori mencionou que o conceito de gestão está associado ao fortalecimento da democratização do processo pedagógico, pela participação responsável de todos nas decisões necessárias e na sua efetivação, mediante seu compromisso coletivo com resultados educacionais cada vez mais efetivos e significativos. “Por isso se faz necessária uma mudança de designação de administração para gestão educacional. Entende-se que a questão do desenvolvimento da qualidade de ensino demanda uma orientação mais global e abrangente do que tópica, localizada nas estimulações de momento e próximas.”

O Programa prevê ainda mais um encontro com os profissionais dos municípios da AMAI até o final de 2017, para atuação mediadora continuada e desenvolvimento de pré-diagnóstico com intenção de estruturar atividades de formação para o decorrer do ano de 2018. Ainda no mês de outubro, nos dias 24 e 26, estão programadas oficinas com profissionais de Educação da rede pública de municípios da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), no Campus Chapecó. São esperados em torno de 400 profissionais nos dois dias de atividades.

Segundo a diretora de Extensão, Solange Toledo Von Oncay, o momento em Xanxerê foi dedicado especialmente à formação para diretores de escola e coordenadores pedagógicos,  “aprofundando o papel dos gestores e das coordenações em sua base epistemológica e na relação práxica com o desafio de fazer uma gestão democrática, participativa”.