Programa “Fronteira em Movimento” está com inscrições abertas
Vivência será no Quilombo Invernada dos Negros em Campos Novos

Publicado em: 23 de outubro de 2018 16h10min / Atualizado em: 24 de outubro de 2018 13h10min

Com o objetivo de fortalecer a relação da Universidade com a comunidade na região de atuação, proporcionando aprendizagem acadêmica através de formação contextualizada em ações que interajam com a realidade local, o Programa Institucional de Extensão Universitária “Fronteira em Movimento” está com inscrições abertas para a vivência no Quilombo Invernada dos Negros, em Campos Novos-SC, entre os dias 09 e 11 de novembro.

O programa pretende contribuir para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida, abordando temáticas, conforme prevê a Política de Extensão da UFFS, como comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho. As ações consideram a caracterização do público envolvido, especificidades da realidade de atuação, identidades, valores e cultura abrangida. As temáticas são definidas a partir da delimitação do tempo e espaço, ou seja, do grupo social, da região de abrangência e das condições objetivas de realização.

Além de possibilitar trocas significativas para os processos de desenvolvimento do conhecimento, pela mediação entre conhecimento popular e acadêmico, também é objetivo do programa apresentar proposições que possam desencadear possibilidades de vínculos orgânicos e benefícios contínuos para a comunidade.

Os (as) interessados (as) em participar, podem fazer sua inscrição até dia 29 de outubro, enviando cópias digitalizadas dos documentos listados abaixo para o e-mail: dpex.proec@uffs.edu.br . Mais informações disponíveis no Edital Nº 1056/GR/UFFS/2018 ou pelo e-mail.

- RG e CPF;
- Histórico escolar atualizado;
- Comprovantes de participação em programas/projetos/eventos de Extensão, contendo carga horária;
- Certificado de participação em outra edição do Programa Fronteira em Movimento, se houver.

Pré-programação:

09/11/2018:
13h - Saída do campus de Chapecó para Campos Novos-SC.
18h - Recepção e acolhida
19h - Mesa de abertura
19h30 - Noite cultural alusiva à temática da Consciência Negra

10/11/2018:
8h - Apresentação teatral.
10h - Círculos de diálogo: Vivências e lutas quilombolas e a produção de arte.
11h - Palestra: Culturas e práticas em saúde.
14h30 - Oficinas práticas realizadas na comunidade quilombola:

1) Ambientais: horto medicinal / horta comunitária / recuperação de solo;

2) Culturais: produção audiovisual / arte e literatura;

3) Educacionais: parquinho escolar / atividades lúdicas / jogos cooperativos para produção de renda;
19h30 - cine-debate com exibição de documentário.

11/11/2018:
9h30 - Atividade de avaliação e encaminhamentos “Projetando vínculos com a comunidade”
11h30 - Almoço
13h - Retorno aos campi