PROFMAT está com inscrições abertas para ingresso em 2021
Polo do Mestrado Profissional em Matemática oferece 15 vagas na UFFS

Publicado em: 25 de novembro de 2020 13h11min / Atualizado em: 25 de novembro de 2020 18h11min

Está aberto o período de inscrições para a realização do Exame Nacional de Acesso para ingresso no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT. O procedimento de inscrição pode ser realizado até o dia 18 de dezembro acessando link na página do PROFMAT.

O curso tem duração mínima de 12 meses, com tempo médio previsto de 30 meses. Podem inscrever-se professores em exercício da docência de Matemática no ensino básico das redes pública e privada, portadores de diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, em qualquer área, respeitando-se as normas de cada instituição associada.

Conforme o coordenador do PROFMAT na UFFS, professor Milton Kist, “o curso vem ao encontro do Plano Nacional de Educação – PNE, Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que coloca em sua Meta 16: formar, em nível de pós-graduação, cinqüenta por cento dos professores da Educação Básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos (as) os (as) profissionais da Educação Básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino. Além disso, o PROFMAT também atende as metas 14, 17 e 18, que tratam, respectivamente, de elevar o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu, valorização do professor e plano de carreira”.

Sobre o PROFMAT no âmbito da UFFS, Kist analisa que “por se tratar de um programa em rede com várias instituições associadas, ele não tem conceito por instituição associada, mas sim em âmbito de programa. Nesse sentido, ele tem conceito 5 - conceito máximo - por se tratar de um programa que possui apenas mestrado, em que os conceitos vão até 5”.

Mais informações no Edital Nº 12 do PROFMAT.

SOBRE O PROFMAT

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

O PROFMAT tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada relevante para o exercício da docência na Educação Básica, especialmente a professores de escolas públicas que busquem aprimoramento da formação profissional. O Profmat foi recomendado pela CAPES, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação - CNE e validado pelo Ministério da Educação com nota 5 (nota máxima para programas de mestrado). Informações completas sobre este mestrado podem ser encontradas na página do Profmat (http://www.profmat-sbm.org.br).