Professores se reúnem para discutir atividades

Publicado em: 23 de março de 2010 12h03min / Atualizado em: 17 de março de 2017 10h03min

Chapecó – Com a proximidade do início das aulas, professores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) começaram, na última semana, a realizar reuniões sobre os planos de ensino, ementas e os projetos Político-Pedagógicos dos cursos.
Nos campi de Chapecó e Erechim as reuniões aconteceram na quinta-feira, dia 18. Em Realeza, os professores se encontraram durante toda a útlima semana e continuam as discussões até a sexta-feira, dia 26. Laranjeiras do Sul definiu a quarta-feira, dia 24, como data para a reunião com professores. Em Cerro Largo, os trabalhos seguiram de segunda, dia 22, a quarta-feira, dia 24, dia em que foi programado, inclusive, um almoço de confraternização.
Em Chapecó, o reitor Dilvo Ristoff participou da reunião pela manhã, expondo o histórico da universidade, falando da responsabilidade dos professores e explicando o perfil dos futuros alunos.
Ristoff ressaltou, no início do encontro, que os professores são essenciais na instituição, afinal, trabalham com a atividade-fim da universidade. Destacou, ainda, que a atividade docente não se esgota em si mesma ou dentro do próprio campus, o que exige que a comunidade universitária não se isole da comunidade, mas coloque a arte e a ciência a serviço da melhoria da qualidade de vida de todos. “Existimos porque existe a demanda social. Trabalhamos para a sociedade”, disse.
Após expor um pouco do processo de criação da UFFS e da consolidação dos cursos, o reitor destacou as características da Mesorregião e analisou mais detalhadamente o perfil de alunos e professores e as necessidades futuras da UFFS.

Por fim, abordou o processo de construção das matrizes curriculares dos cursos de graduação e explicou o papel do tronco comum, do dominío conexo e do domínio específico na formação profissional e cidadã dos estudantes. Ressaltou que os professores precisam se dedicar ao domínio conexo, verificando quais as disciplinas de interface entre os cursos, aprofundando, no ensino, a interdisciplinaridade.