Professora da UFFS apresentará trabalho na Croácia

Publicado em: 28 de fevereiro de 2011 11h02min / Atualizado em: 20 de março de 2017 15h03min

Um trabalho com participação de uma professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foi aprovado para apresentação em um congresso na Croácia. Nos dias 16 e 17 de junho, a coordenadora do curso de Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial da UFFS, campus Cerro Largo, Louise  de Lira Roedel Botelho, apresentará o trabalho na 9th Internacional Conference on Advanced Manufacturing Systems and Technology (AMST11), em Mali Losinj, Croácia.

O evento na Croácia é, inclusive, recomendado pela Associação Brasileira de Engenharia da Produção (Abepro). Desenvolvido pela professora Louise e outros três pesquisadores - professor Marcelo Macedo (SOCIESC), Edson Possamai (SOCIESC) e professor Fernando Ostuni-Gauthier (UFSC) – o trabalho “A contribuição do lean manufacturing na obtenção de vantagem competitiva: um estudo de caso” avaliou como a ferramenta de gestão lean manufacturing contribuiu em duas empresas do polo moveleiro de Santa Catarina.

A ferramenta de gestão aplicada visa três pontos fundamentais: diminuição de gastos, qualidade e melhoria contínua. Segundo a professora, os dados extraídos da ferramenta contribuem para a tomada de decisão, aprimorando, portanto, a qualidade gerencial. Ao final do trabalho, os pesquisadores fizeram entrevistas com os gestores e com funcionários do setor ligado à ferramenta. O resultado, conforme a professora, foi positivo nas duas empresas depois da aplicação do lean manufacturin, com respostas mais rápidas no processo gerencial.

O trabalho da professora também poderá contribuir nos estudos dos acadêmicos do curso de Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial. De acordo com a professora, o profissional formado pela graduação oferecida pela UFFS terá um perfil voltado à gerência. “Como o lean manufacturing é uma nova ferramenta de gestão, o estudo pode servir como suporte para as disciplinas que utilizam a administração. É um exemplo de boa prática de gerenciamento”, finalizou.