Professor da UFFS coordena evento de Extensão sobre gestão de águas subterrâneas
Curso teve quatro encontros on-line durante o mês de outubro

Publicado em: 04 de novembro de 2020 14h11min / Atualizado em: 05 de novembro de 2020 11h11min

A Universidade Federal da Fronteira Sul foi uma das instituições organizadoras do curso de Extensão Gestão de Águas Subterrâneas. O evento ocorreu em quatro encontros durante o mês de outubro,  pela plataforma Webex Cisco. Também participaram da organização o Comitê Gravatahy, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e o Comitê Rio Passo Fundo.

O curso teve como palestrantes convidados Sérgio Luiz Cardoso, geólogo do Comitê de Bacias Hidrográficas Gravatahy – RS, e a professora Fabiane Wiederkehr, geóloga da UERGS Campus Sananduva - RS. Conforme o coordenador do evento, João Paulo Perez Bezerra, professor da UFFS – Campus Erechim, os encontros tiveram como objetivo geral promover capacitação introdutória sobre a gestão de águas subterrâneas.

Conforme o professor Bezerra, eventos com essa perspectiva se justificam, pois “nos tempos contemporâneos os recursos hídricos são intensamente apropriados pelos grandes atores do capital transnacional, colocando em risco a manutenção adequada do ciclo das águas, além da geração de renda e lucro, a própria vida na Biosfera. Em tempos de crise ambiental, é fundamental o papel ativo de pesquisadores e professores das IES, provendo a disseminação de conhecimento e o fomento à participação de discentes, docentes e comunidade regional na gestão das águas regionais”.

Segundo o professor da UFFS, o evento atingiu resultado significativo. “Tivemos 136 inscritos, com 60 participantes em média nos encontros, e foram emitidos 50 certificados. Foram registradas participação de representantes da Corsan e da Vigiágua (RS) e de seis comitês de bacia hidrográfica, dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Ceará, além de uma instituição do Peru. Entre as universidades presentes, além da UFFS, estiveram UERGS, UNIPAMPA, UFRGS, UPF e UFSC.