Processo de ensino-aprendizagem ganha aliado virtual

Publicado em: 21 de outubro de 2010 08h10min / Atualizado em: 17 de março de 2017 16h03min

Alunos e professores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) terão mais uma ferramenta de interação em breve: o ambiente virtual de ensino-aprendizagem Moodle está em fase final de adaptações e testes. O objetivo inicial do seu uso é o apoio ao ensino presencial.

A plataforma livre é customizável de acordo com as necessidades da instituição, com vários módulos opcionais. Segundo o técnico em audiovisual Felipe Daniel, o Moodle é praticamente uma sala de aula virtual. Permite que o professor poste materiais em vários formatos (sons, vídeos, textos e figuras), crie atividades aos alunos, abra fóruns de discussões e chats, veja o perfil do aluno, receba e dê notas a trabalhos, além de oferecer a opção de atividades colaborativas entre os alunos (desenvolvimento de documentos conjuntamente).

Daniel destaca a principal vantagem do uso do Moodle: “a organização na troca de informação”. Segundo ele, ganha a comunicação entre alunos e professores, já que todo o processo pode ser feito pela plataforma, até mesmo a avaliação (através de enquete) da própria sistemática de trabalho.

Além da relação entre professores e alunos, o Moodle também abre possibilidades de uso dos Grupos de Trabalho docente e Grupos de Pesquisa, capacitações internas e externas e no futuro oferecimento de Educação a Distância da UFFS.

As customizações e testes foram feitos pela diretoria de Infraestrutura, com o apoio da diretoria de Sistemas (ambas ligadas à pró-reitoria de Administração e Infraestrutura) e do professor Luciano Lores Caimi.