PROAE realiza IV Seminário da Política de Assistência Estudantil
O evento ocorre nos dias 30 e 31 de agosto, sem necessidade de inscrição prévia

Publicado em: 20 de agosto de 2021 16h08min / Atualizado em: 30 de agosto de 2021 14h08min

Nos dias 30 e 31 de agosto, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis realiza o IV Seminário da Política de Assistência Estudantil da Universidade Federal da Fronteira Sul. O evento poderá ser acompanhado pelo canal da PROAE.

Não é necessário inscrição prévia e os participantes receberão certificado.

Com o objetivo de promover um diálogo com a comunidade acadêmica sobre temas relacionados à permanência e a Política de Assistência Estudantil da UFFS, tem na sua programação:

Dia 30 de agosto
18h30 Abertura

19h: Palestra “Estratégias para melhorar a atenção nas aulas”, com Priscila Pavan Detoni, docente na UFFS – Campus Passo Fundo.

20h30: Roda de conversa "Benefícios de estudar em grupo", com participação de Franciele K. Lenschuko, Técnica em Assuntos Educacionais do SAE/UFFS - Campus Laranjeiras do Sul; e Rubens Fey, docente na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul e pró-reitor de Assuntos Estudantis.

Dia 31 de agosto
14h: Mesa-redonda "Controle social na assistência estudantil", com Rosileia Nierotka, Assistente Social na UFFS/PROAE; Darlan Kroth, docente da UFFS – Campus Chapecó; Serli Bolter, docente da UFFS – Campus Cerro Largo; Elisônia Renk, assistente social do INSS.

19h: Atividade "Exercícios para reduzir a ansiedade na hora das avaliações", conduzida por Liége B. Silveira, psicóloga no SAE/UFFS – Campus Erechim.

19h30: Roda de conversa "Como conciliar a vida acadêmica e as responsabilidades pessoais: estudantes pais, mães e trabalhadores", com participação de Cleiton Carnin, psicólogo do SAE/UFFS - Campus Realeza; Michele Batista, assistente social no SAE/UFFS - Campus Chapecó; Andreia Florêncio Eduardo de Deus, pedagoga no NAP e SAE/UFFS - Campus Realeza; Cátia M. Rocha, assistente em administração no SAE/UFFS - Campus Cerro Largo; Elenice Scheid, psicóloga no SAE/UFFS - Campus Cerro Largo.

Em algumas atividades está previsto a participação de estudantes, principalmente nas rodas de conversa da tarde do dia 29 e da noite do dia 30.

Conforme o Departamento de Assuntos Estudantis da PROAE, o encontro “é um importante espaço de participação estudantil na Universidade. No seminário serão discutidos assuntos de interesse direto do estudante, relacionado aos programas de apoio previstos na política de apoio ao estudante. Este ano, o foco será o programa de apoio pedagógico, visando a redução da retenção nos cursos. Em cada espaço do seminário o estudante poderá aprender, avaliar e sugerir melhorias deste programa”.