Pró-Reitoria de Extensão e Cultura lança ação Fronteira em Casa
As inscrições, com indicação do link para os vídeos, podem ser feitas até o dia 14 de junho

Publicado em: 02 de junho de 2020 14h06min / Atualizado em: 05 de junho de 2020 14h06min

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul lançou, nesta semana, a ação de Extensão e Cultura Fronteira em Casa. A iniciativa tem como foco proporcionar atividades agradáveis e profícuas, que sejam capazes de contribuir por meio digital e de forma positiva para a formação cidadã dos estudantes e o bem-estar da comunidade universitária e sociedade em geral, durante o período de isolamento social vivenciado durante a pandemia do coronavírus, bem como incentivar a criação e a disseminação por meio digital de ações de Extensão e Cultura, nas diversas áreas temáticas e linhas da Extensão, bem como nas linguagens artístico-culturais previstas nas Políticas de Extensão e de Cultura da UFFS.

Podem propor ações para compor a programação: artistas, extensionistas, agentes culturais vinculados às ações de Extensão e Cultura, ou ao Banco de Talentos da UFFS e demais interessados pertencentes à comunidade universitária. O Fronteira em Casa permite intervenções do tipo oficina, curso, tutorial, palestra, performance, entre outros, preservadas suas características culturais intrínsecas ou adaptadas por meio de transformação digital. Todas as ações selecionadas para compor a programação serão transmitidas nos canais digitais da PROEC/UFFS (Facebook, Instagram e Youtube).

Conforme o Regulamento do Fronteira em Casa (disponível na página do programa), as propostas devem ser em formato de vídeo, com duração de, no máximo, 30 minutos, e de 5 minutos, no mínimo. As inscrições das intervenções podem ser feitas até o dia 14 de junho, com preenchimento de formulário próprio. O lançamento da programação oficial está previsto para o dia 18 de junho. Mais informações estão disponíveis na página do programa.

O diretor de Arte e Cultura da PROEC, Everton Gabriel Bortoletti, ressalta a importância dessa ação, “considerando o contexto desse período, estranho de diversas formas à rotina existencial da população. Diante disso, foi idealizada – a muitas mãos – e desenvolvida a proposta do Fronteira em Casa, com a finalidade de oferecer uma resposta poética, sonora e visual frente aos cenários da pandemia, de crise econômica e de pulverização de notícias que podem gerar impactos sobre a saúde mental das pessoas. A ação está pautada no conceito de estender mensagens de bem, como uma forma de alento genuíno e agregador para estimular a real necessidade de enfrentarmos a situação que compartilhamos hoje em escala global. Nesse ínterim, cabe sublinhar o papel da UFFS como agente fundamental no enfrentamento da pandemia, por meio de uma pluralidade de ações, em diversas frentes, e essa ação soma-se às diversas empreendidas pela PROEC na região de abrangência da Instituição".