Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis disponibiliza oficinas para estudantes
Vídeos disponíveis no YouTube têm a finalidade de orientar os estudantes e proporcionar qualidade de vida.

Publicado em: 25 de fevereiro de 2021 17h02min / Atualizado em: 25 de fevereiro de 2021 17h02min

Neste início de período letivo, os estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul, bem como toda a comunidade acadêmica, têm a disposição uma série de oficinas que podem ser acessadas no canal do YouTube da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE). Os vídeos possuem legendas em português e francês, demanda apresentada pelo programa PROHAITI.

Conforme a PROAE, a iniciativa decorreu da impossibilidade, devido ao quadro de pandemia de covid-19 e a suspensão das aulas presenciais, da produção das oficinas de apoio pedagógico que estavam sendo disponibilizadas por cada Setor de Assuntos Estudantis (SAE) aos estudantes da UFFS.

Os conteúdos estão sendo definidos e organizados conforme demandas dos estudantes, com a coordenação do Departamento de Assuntos Estudantis (DAE) e apoio dos SAEs. O canal possui, ainda, uma playlist com as oficinas de 2020. O contato para sugestão de novos temas de vídeos é proae.dae@uffs.edu.br. Em breve, o DAE irá divulgar o cronograma das oficinas previstas para o ano de 2021, que será encaminhado para o e-mail dos estudantes da UFFS.

Atualmente, podem ser visualizadas duas oficinas no canal do YouTube da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis: uma sobre dicas de alongamento e a outra sobre ergonomia e organização do espaço de estudo. Os vídeos têm a colaboração da professora Nice Sebalhos, educadora física. Os temas foram escolhidos pelos organizadores levando em conta que os exercícios de alongamento auxiliam na saúde física, não somente no período de ensino remoto, mas também posteriormente, para quem trabalha ou estuda muitas horas seguidas. Já o vídeo de organização do espaço de estudo aborda como organizar mesa, altura da cadeira e do computador e outras providências para melhor postura durante os períodos de estudo ou de trabalho, além de dar dicas importantes de ergonomia.

Acesse os vídeos:

Vídeo com o tema alongamento:
Canal do YouTube

Vídeo com dicas de ergonomia e organização do espaço de estudo:
Canal do YouTube