Presidente Lula assina nesta terça a criação da Universidade Federal da Fronteira Sul

Publicado em: 15 de setembro de 2009 04h09min / Atualizado em: 16 de março de 2017 14h03min

Pelo menos cem lideranças do Oeste catarinense, Norte do Rio Grande do Sul e Sudoeste do Paraná estão em Brasília para acompanhar o ato de criação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A assinatura do presidente Luís Inácio Lula da Silva no projeto está prevista para as 15h, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.

A UFFS terá sede em Chapecó (SC) e campi no Rio Grande do Sul, nas cidades de Erechim e Cerro Largo, e no Paraná, em Realeza e Laranjeiras do Sul.

A secretária-executiva do Movimento Pró-Universidade, Luciane Carminatti, afirmou que após a assinatura o Ministério da Educação deve nomear o reitor pro tempore(temporário) ainda neste mês. Para outubro, está previsto o edital do concurso para contratação dos professores.

O presidente da Comissão de Implantação da Universidade, professor Dilvo Ristoff, afirmou que vai manter contato com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para que seja liberado em breve o concurso de contratação, evitando atraso no início das aulas, previsto para março de 2010.

As áreas da universidade estão definidas bastando apenas o local de início provisório em Chapecó, até a construção da sede própria. A reitoria deve funcionar inicialmente no Edifício Engemed, na Avenida Getúlio Vargas, em Chapecó (SC).

Darci Debona |  darci.debona@diario.com.br
Fonte: Diário Catarinense