Práticas sustentáveis: RUs da UFFS reduzem uso de mais de 270 mil embalagens plásticas
Setores administrativos da UFFS também estão engajados, e a redução do uso de copos plásticos chega a 93%

Publicado em: 31 de outubro de 2019 11h10min / Atualizado em: 01 de novembro de 2019 15h11min

Desde 2015 a UFFS vem desenvolvendo campanhas de incentivo a práticas sustentáveis dentro da Instituição. Preocupada com os impactos ambientais do uso do plástico, em especial, a Instituição tem reduzindo e também abandonado o uso de embalagens e utensílios descartáveis como copos e cumbucas de sobremesa nos restaurantes universitários e setores administrativos.

De acordo com os dados da Diretoria de Alimentação e Nutrição, responsável pela gestão dos restaurantes, somente em 2018 os RUs reduziram o descarte de mais de 270 mil unidades de embalagens. “Essa ação foi realizada numa parceria entre o Departamento de Gestão Ambiental, coordenações administrativas dos campi e equipes dos RUs que, juntos, dialogaram com as empresas cessionárias dos restaurantes acerca da gestão de resíduos nos restaurantes e cantinas, mais especificamente voltados ao uso de descartáveis. Desse diálogo, resultou a abolição do uso de copos e cumbucas descartáveis ainda no ano passado (2018), com substituição por utensílios higienizáveis retornáveis em todos dos locais. Essa prática, junto a outras já mantidas no RU, visam aumentar a sustentabilidade e fazer deste espaço um instrumento de execução e conscientização ambiental”, comenta a diretora Bruna Roniza Mussio.

Bruna também comenta sobre outra ação realizada, dessa vez nas cantinas dos campi. “Dialogamos com algumas empresas contratadas para oferta de serviço no local e adotamos uma política de desconto no valor do café para o usuário que levasse sua caneca. Inicialmente a ideia teve adeptos, mas com o passar do tempo o número de usuários que levava seu utensílio decaiu bastante, fazendo-nos reavaliar a proposta. A partir de maio deste ano (2019) as empresas das cantinas dos campi Chapecó, Erechim e Realeza começaram a trabalhar com a utilização de copos descartáveis biodegradáveis”, conta.

O chefe do departamento de Gestão Ambiental da UFFS, Rudinei Justi, explica que os materiais biodegradáveis são uma alternativa sustentável para o meio ambiente, visto que se decompõem não gerando significativos impactos ambientais. “Os biodegradáveis apresentam diferentes composições como amido, papel e até plásticos modificados e também podem ser reciclados. Quando descartados de forma inadequada no meio ambiente, possuem a vantagem de se degradarem em curto espaço de tempo, diminuído problemas ambientais. Algumas cantinas ofereciam copos de isopor, agora, com a substituição pelos biodegradáveis avançamos na proposição de uma alternativa ambiental mais limpa e segura”, pontua.

Além das ações nos RUs e cantinas dos campi, a Gestão Ambiental da UFFS se estende aos setores administrativos, locais de alto consumo de copos plásticos. Em 2015 o consumo do item chegou a 2746 mil unidades de tiras de copos de 100 unidades. Em 2018 os setores atingiram 93% de redução do consumo de copos descartáveis.

Semana Lixo Zero em Chapecó

Além das ações desenvolvidas internamente, a UFFS também tem sido reconhecida por seu apoio a ações nas regiões em que está inserida. Na última semana a Instituição participou dos eventos da Semana Lixo Zero, realizados pela Prefeitura Municipal de Chapecó. A semana tem objetivo de conscientizar sobre o aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento desses materiais para os aterros sanitários e\ou para a incineração. Segundo o Chefe do Departamento de Gestão Ambiental da UFFS, Rudinei Justi, a ação está alinhada com o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Universidade. “Nós temos uma comissão interna de servidores que atuam na gestão dos resíduos sólidos em todos os campi e todos nós pensamos na nossa produção de lixo de forma a não gerar, a reusar, a reduzir, a reciclar, enfim, pontos que estão alinhados com a ação do Município de Chapecó”.

Pela participação no Programa, a UFFS recebeu, da Prefeitura, uma moção de agradecimento.