Posse do reitor da UFFS é marcada por anúncio de concurso para professores e servidores

Publicado em: 16 de outubro de 2009 09h10min / Atualizado em: 16 de março de 2017 15h03min

Durante a posse do professor Dilvo Ilvo Ristoff como reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), nesta quinta, 15/10, em Brasília, a secretária de Educação Superior do Ministério da Educação, Maria Paula Vallari Bucci, anunciou que o Ministério do Planejamento e Gestão aprovou a realização de concurso público para a contratação de professores e servidores para a instituição, que terá sede em Chapecó e campi também em Erechim, Cerro Largo (ambos no Rio Grande do Sul), Laranjeiras do Sul e Realeza (no Paraná).

A posse de Dilvo Ristoff foi prestigiada pelo ministro Fernando Haddad, que considerou este um momento histórico, já que a UFFS é a 11ª universidade criada no governo Lula – que supera assim a marca de Getúlio Vargas, responsável pela criação de 10 universidades federais. “A implantação da segunda instituição federal de ensino superior em Santa Catarina é resultado de uma mobilização das forças sociais e da ação articulada das bancadas parlamentares dos três Estados do Sul”, afirmou o ministro. Ele agradeceu à Universidade Federal de Santa Catarina, no ato representada pelo vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva, que foi tutora da nova instituição, e citou reportagem do jornal francês Le Monde, que esta semana destacou os avanços educacionais do atual governo brasileiro.

Na solenidade, que contou também com as presenças dos senadores Neuto de Conto e Ideli Salvati, de prefeitos do Oeste de Santa Catarina, Sudoeste do Paraná e Noroeste do Rio Grande do Sul, além das equipes da UFSC e UFFS, Dilvo Ristoff disse que “agora não há uma universidade a ser criada, mas a ser posta em funcionamento, com muito a fazer em termos acadêmicos, administrativos, operacionais e políticos”.

Para o reitor, fazer a UFFS funcionar será “uma tarefa hercúlea”, mas ele acredita que tem nas mãos uma missão especial. “Após a Universidade da Fronteira Sul, essas regiões jamais serão as mesmas”, afirmou. “Ali, os impactos sociais e culturais não serão triviais e desprezíveis como muitas vezes imaginamos. Haverá mudanças de identidade e feição de cidades inteiras. As universidades são criadas pela sociedade para que esta possa melhorar a si mesma. Elas não existem por si só, para ficar encasteladas em uma torre de marfim. Elas devem estimular o saber para melhorar a qualidade de vida das pessoas”.

Como um dos primeiros atos à frente da nova universidade, Dilvo Ristoff anunciou a criação de um Conselho de Estratégias Sociais, que vai orientar a UFFS em questões vitais que possam aprofundar a presença e o respeito da instituição nas regiões onde atua, “formando profissionais competentes e preocupados com os princípios éticos e sociais”. Na ocasião, foi apresentada também a logomarca da universidade, criada por Vicenzo Berti, do setor de identidade visual da Agência de Comunicação da UFSC (Agecom).