Portal de Dados Abertos da UFFS já está acessível para consulta
Inicialmente estão disponíveis informações sobre a Graduação e a Pós-Graduação

Publicado em: 24 de maio de 2018 16h05min / Atualizado em: 01 de junho de 2018 16h06min

O Portal de Dados Abertos da UFFS surgiu como uma das necessidades apontadas no Plano de Dados Abertos da UFFS, instituído por meio da Instrução Normativa nº 10/PROPLAN/UFFS/2017, de 8 de junho de 2017. Seguindo o plano de ação contido no documento, a Secretaria Especial de Tecnologia e Informação (SETI) iniciou o planejamento para atendimento da demanda apresentada.

Inicialmente, foram definidas tarefas, como a escolha da tecnologia para publicização dos dados e a definição das informações que seriam disponibilizadas num primeiro momento. A ferramenta escolhida foi a CKAN, software livre para catálogo de dados abertos e bastante utilizada pelo governo federal. Neste primeiro momento poderão ser acessados dados referentes à Graduação e à Pós-Graduação.

Conforme o diretor de Sistemas de Informação da SETI, Cassiano Zanuzzo, “o trabalho de instalação e configuração da ferramenta, catalogação e publicação dos dados durou aproximadamente seis meses. Envolveram-se de forma mais direta os servidores lotados na Divisão de Gestão de Dados, na Diretoria de Registro Acadêmico e na Diretoria de Pós-Graduação”.

O Portal de Dados Abertos da UFFS obedece aos padrões estabelecidos no Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, que institui a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal e que pretende facilitar o entendimento e a reutilização das informações pelos cidadãos. Além disso, a Política tem como um dos objetivos aprimorar a cultura de transparência pública.

O Portal de Dados da UFFS está publicado na internet, podendo ser acessado no endereço dados.uffs.du.br. As informações também estão disponíveis no Portal Brasileiro de Dados Abertos, no site dados.gov.br.