Plataforma de Acesso ao Acervo Arquivístico possibilita consulta aos documentos da UFFS
Mais recentemente também foram disponibilizadas fotografias dos campi, portarias e gravações de sessões do Consuni

Publicado em: 27 de maio de 2021 15h05min / Atualizado em: 28 de maio de 2021 14h05min

Desde 2019, a Plataforma de Acesso ao Acervo Arquivístico da Universidade Federal da fronteira Sul disponibiliza à comunidade universitária a consulta de documentos arquivísticos produzidos e acumulados pelas unidades acadêmicas e administrativas da Instituição.

A fim de promover o acesso aos documentos arquivísticos que retratam a trajetória e as atividades desempenhadas pela UFFS, os serviços de Arquivo Intermediário e Permanente do Departamento de Gestão Documental (DGDOC) da Secretaria Especial de Tecnologia e Informação (SETI) vêm trabalhando, continuamente, na seleção, descrição e publicação de objetos digitais e digitalizados, cujo conteúdo pode ser consultado na página do Acervo Arquivístico da UFFS.

Na página inicial da Plataforma é possível explorar o acervo disponível de diversas formas, utilizando critérios de busca, como objetos digitais, assuntos, locais, unidades produtoras, itens mais acessados durante a semana (populares nesta semana) ou pela forma de registro (documentos textuais, iconográficos (imagens), sonoros ou audiovisuais). Para buscas mais avançadas estão disponíveis orientações na seção "Como realizar buscas".

Atualmente estão disponibilizados no ambiente da Plataforma 17.000 objetos digitais, entre documentos textuais, fotografias, além de arquivos sonoros e audiovisuais. Nos últimos meses, foram publicados objetos digitais como Portarias do Gabinete do Reitor (representantes digitais das portarias originais assinadas pelo Reitor), fotografias de obras e construções de todos os campi da UFFS e, desde o mês de abril de 2021, passaram a estar disponíveis todas as gravações de Sessões Ordinárias, Extraordinárias e Conjuntas do Conselho Universitário (Consuni), realizadas de 2020 a 2021 e que podem ser consultadas na sessão “Documentos Audiovisuais”.

De acordo com Eliseu Lima, arquivista do Serviço de Arquivo Permanente do Departamento de Gestão Documental (DGDOC), “a expectativa é que, ao longo do tempo, sejam disponibilizados novos documentos que retratem a trajetória da UFFS, uma vez que a quantidade de objetos digitais disponibilizados até então representa uma pequena parte do acervo documental produzido pela Instituição. Nesse sentido, a Plataforma de Acesso ao Acervo Arquivístico da UFFS, além de servir como fonte de informação sobre a Universidade e suas ações, contribui para a difusão e transparência dos documentos públicos produzidos e acumulados por suas unidades”.