Primeiro semestre de aulas encerra com saldo positivo

Publicado em: 10 de agosto de 2010 08h08min / Atualizado em: 17 de março de 2017 14h03min

O primeiro semestre de aulas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) chegou ao fim com avaliações bastante positivas. As atividades em sala, que iniciaram no dia 29 de março, nos cinco campi, foram encerradas no dia 31 de julho.
O segundo semestre inicia em 16 de agosto, e, apesar dos muitos desafios que uma universidade em construção ainda precise superar, a comunidade acadêmica da UFFS está disposta a seguir com os projetos da universidade.

“Este primeiro semestre de funcionamento da UFFS foi de grandes desafios na frente administrativa (compra de móveis, equipamentos, instalação de luz, telefone, internet, oferecimento de serviços básicos, como segurança, limpeza, construir um sistema de matrículas e registros, construir uma regulamentação para a graduação, etc. Etc. Etc., ); na frente acadêmica (revisar as matrizes curriculares dos cursos produzidas durante os meses que antecederam o início das aulas, elaborar os projetos pedagógicos dos cursos, realizar a Coepe, para que professores e servidores recém-nomeados e estudantes, ainda calouros, pudessem, constituir-se como comunidade acadêmica e, como comunidade acadêmica, construir as grandes diretrizes para o ensino, a pesquisa e a extensão da UFFS, etc. etc.); e na frente política (assegurar novas vagas para professores e técnicos; assegurar a realização de novos concursos; garantir recursos para criar o primeiro programa de bolsas para estudantes carentes, construir o estatuto da universidade, assegurar recursos para a construção de laboratórios didáticos, compra livros para a biblioteca, construção dos prédios necessários para os próximos anos, entre muitos muitos outros). Não fomos surpreendidos por nada, pois tínhamos desde o início a clareza de que estes seriam os grandes desafios e que todos seriam vencidos. E foram! O mesmo acontecerá durante os próximos três anos, pois temos uma comunidade acadêmica jovem, dedicada e disposta a construir aqui uma Universidade de qualidade, que será o orgulho de todos nós”.
Reitor da UFFS, Dilvo Ristoff

 

Chapecó

- 717 alunos

- Turmas iniciadas no primeiro semestre: Administração (diurno), Ciência da Computação (diurno), Enfermagem (diurno), Engenharia Ambiental e Energias Renováveis (diurno), Licenciatura em Filosofia (diurno), Licenciatura em Geografia (diurno), Licenciatura em História (diurno), Licenciatura em Pedagogia (diurno), Licenciatura em Português e Espanhol (diurno), Licenciatura em Sociologia (diurno)

- Turmas que iniciam no segundo semestre: Agronomia (diurno), Administração (noturno), Ciência da Computação (noturno), Licenciatura em Filosofia (noturno), Licenciatura em Geografia (noturno), Licenciatura em História (noturno), Licenciatura em Pedagogia (noturno), Licenciatura em Português e Espanhol (noturno), Licenciatura em Sociologia (noturno).

“Tivemos muitas conquistas neste semestre. Todos os Projetos Políticos dos Cursos estão encaminhados no e-MEC, graças ao trabalho coletivo e ao empenho de professores e grupos de trabalho de técnico-administrativos; temos um bom andamento das aulas, apesar de não estarmos nas condições adequadas em termos de estrutura física. É muito positiva, neste primeiro semestre, a participação de acadêmicos em visitas e eventos externos levando o nome da UFFS. Além disso, tivemos eventos dentro do campus, tornando a aula universitária não restrita ao âmbito da sala de aula, ganhando outra dimensão. Conseguimos ter um ensino de qualidade aliado à inclusão social, já que 91% dos nossos estudantes vieram de escola pública, o que não significa que haja um limite intransponível no processo de ensino-aprendizagem. Ainda não temos os dados de evasão e repetência, mas esses números serão avaliados e será possível desenvolver políticas nesse sentido daqui para frente”.
Pró-reitora de Graduação, Solange Maria Alves

 

Erechim

- 358 alunos

- Turmas iniciadas no primeiro semestre: Agronomia (diurno), Arquitetura e Urbanismo (diurno), Licenciatura em Filosofia (noturno), Licenciatura em Geografia (noturno), Licenciatura em História (noturno), Licenciatura em Pedagogia (noturno), Licenciatura em Sociologia (noturno).

- Turmas que iniciam no segundo semestre: Engenharia Ambiental e Energias Renováveis (diurno).

“O maior desafio da UFFS e, possivelmente o mais nobre, é o de articular a educação superior de excelência com a inclusão social. Há muito trabalho a ser feito, porém o ânimo e o empenho da comunidade acadêmica e dos apoiadores da comunidade regional com a proposta de construção de uma universidade pública, democrática e popular anuncia uma contribuição importante da UFFS ao processo de qualificação da educação superior na região”.
Coordenador acadêmico do campus Erechim, Paulo Bittencourt.



Cerro Largo

- 293 alunos

- Turmas iniciadas no primeiro semestre: Agronomia (diurno), Desenvolvimento rural e gestão agroindustrial (diurno), Engenharia ambiental e Energias renováveis (diurno), Licenciatura em Ciências: Biologia, Física e Química (noturno), Licenciatura em Português e Espanhol (noturno).

- Turmas que iniciam no segundo semestre: -

“Em relação a este processo inicial de implantação da Universidade, temos muito a comemorar. Conseguimos iniciar as aulas no tempo previsto, com professores concursados para todas as disciplinas previstas no semestre; recebemos um grupo de professores e técnicos muito motivados e comprometidos com o projeto da Universidade Pública, democrática e popular; houve grande compreensão dos acadêmicos, professores e técnicos em relação aos problemas estruturais que enfrentamos; as aulas transcorreram em sua normalidade; as discussões dos Projetos Pedagógicos dos Cursos foi muito produtiva; realizamos, com ampla participação da sociedade regional, o I Seminário de Interação entre Universidade e Comunidade e a I Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE), estamos em fase de implantação das Bolsas Permanência e Bolsas de Iniciação Acadêmica; contamos com a receptividade e o envolvimento da comunidade de Cerro Largo e região nas diversas atividades da Universidade.
Ainda precisamos avançar em muitos aspectos, afinal, este foi o primeiro semestre de aulas. Temos problemas estruturais a enfrentar, tais como a reforma do prédio que abriga a universidade e a regularização dos processos de fornecimento de materiais, móveis e equipamentos. Nos processos acadêmicos somos desafiados e refletir mais sobre avaliação, planos de ensino e metodologias capazes de garantir a qualidade que almejamos e a satisfação dos acadêmicos e professores”.
Coordenador acadêmico do campus Cerro Largo, Edemar Rotta


Laranjeiras do Sul

- 243 alunos

- Turmas iniciadas no primeiro semestre: Agronomia (diurno), Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial (diurno), Engenharia de Alimentos (diurno), Engenharia de Aquicultura (diurno), Licenciatura em Educação do Campo (diurno).

- Turmas que iniciam no segundo semestre: Licenciatura em Educação do Campo (noturno).

“Começamos nosso ano letivo dia 29 de março de 2010 com um evento marcante na cidade de Laranjeiras do Sul, onde reunimos toda a comunidade universitária e lideranças regionais. O processo mais belo vivido neste campus foi começar as aulas garantindo além do espaço físico da universidade, o espaço educativo para professores, alunos, educandos e comunidade em geral que experimentam a construção de uma universidade realmente pública. Tivemos o desafio de construir os projetos políticos pedagógicos que garantissem formação de qualidade nas diversas áreas do conhecimento humano articuladas com a realidade regional na perspectiva do desenvolvimento sustentável.
A COEPE foi outra ação importantíssima que envolveu toda a comunidade universitária, mas especialmente em Laranjeiras do sul teve a participação massiva da comunidade regional. Na nossa avaliação, a COEPE legitima a proposta da UFFS de ser uma universidade diferente, pública e popular, inserida numa realidade social com muitos limites mas também com muitas potencialidades. O fato de termos os movimentos sociais presentes na criação, manutenção e direção da UFFS é outro fator extremamente motivador que nos dá ânimo para continuar sempre na luta em favor da educação pública de qualidade e inclusiva, sendo também um legado histórico importante que a UFFS deixará para a sociedade. Porém, ainda precisamos avançar no sentido de aumentar e qualificar a participação da sociedade em geral na gestão da universidade pública.”
Diretor do campus de Laranjeiras do Sul, Paulo Mayer


Realeza

- 249 alunos matriculados

- Turmas iniciadas no primeiro semestre: Licenciatura em Ciências: Biologia, Física e Química (noturno), Licenciatura em Português e Espanhol (noturno), Medicina Veterinária (diurno), Nutrição (diurno).

- Turmas que iniciam no segundo semestre: -

“Neste primeiro semestre de aulas da UFFS campus Realeza, alunos e professores tiveram de conviver com uma universidade em construção. Ainda é preciso avançar em muitos aspectos, mas vários desafios já foram superados.
O primeiro desafio foi colocar os cursos a funcionar com o reduzido número de docentes e sem suporte tecnológico (internet, laboratórios) adequado. Outro desafio inicial foi mostrar e convencer os alunos de que a UFFS tinha uma missão que não se enquadrava ao tradicional modelo de universidade; que muitas das disciplinas ofertadas integravam tinham um propósito maior: fazer com que os alunos fossem levados a pensar o mundo à sua volta ao mesmo tempo em que atuam em suas áreas de atuação. Outro desafio por parte dos docentes foi a construção dos Planos Políticos Pedagógicos dos cursos num intervalo de tempo de maios ou menos três meses, quando, normalmente se leva seis ou mais meses de longos debates. Para isso, foi crucial o empenho da equipe da PROGRAD, que em diferentes momentos, se dispôs a solucionar as dúvidas e tensões geradas neste processo de criação.
É preciso avançar neste segundo semestre, como na edificação da estrutura física do campus definitivo e na formação de grupos de pesquisa e de projetos de extensão que visem a inserção da UFFS à comunidade regional”.
Coordenador Acadêmico do campus Realeza, Antonio Marcos Myskiw