Novo lançamento da Editora UFFS faz uma leitura da obra Górgias, de Platão
Livro é de autoria do professor Fausto dos Santos Amaral Filho

Publicado em: 20 de dezembro de 2018 14h12min / Atualizado em: 21 de dezembro de 2018 10h12min

Novo lançamento da Editora UFFS tem o título de "Mas, afinal, para quê, então, filosofia? Uma leitura do Górgias de Platão". Em formato digital, pode ser lido depois de realizado download em PDF, ePUB ou MOBI.  O autor da obra é o professor da Universidade Tuiuti do Paraná, Fausto dos Santos Amaral Filho.

Conforme o autor, esse foi o livro que mais tempo demandou para sua escrita. “Havia alguma coisa no diálogo Górgias de Platão que me incomodava profundamente. Ainda que não soubesse o quê, pelo menos conscientemente. Portanto, foi preciso escrevê-lo para compreender o meu próprio incômodo e, assim, apaziguá-lo”.

Sobre os assuntos tratados no livro, Amaral Filho diz que  a obra “fala sobre a filosofia, mais propriamente, questiona o modo de levar a vida daqueles que se decidem pelo filosofar, sobre as venturas e desventuras de quem se propõe viver em meio à tarefa do pensamento. Pensado dessa maneira, é um livro de aventura, que fala sobre a busca de alguma certeza em meio às incertezas do filosofar. Como nos diz um filósofo (Heidegger), essa travessia em cujo curso todas as margens ficam para trás”.

Sobre o potencial público da obra, o autor diz que “de uma maneira geral, o livro se destina a todos àqueles que, diante da vida, precisam, mais cedo ou mais tarde, tomar uma decisão”. Além disso, acredita que “a filosofia não deve ser apenas e tão somente uma coisa restrita aos que fazem dela uma profissão. Porém, tendo vários estratos de leitura, o livro também é destinado àqueles que se envolvem com a filosofia com mais vigor e rigor, ou seja, aos estudantes e professores de filosofia, mais especificamente ainda, aos que se envolvem com a filosofia antiga, sobretudo dedicando-se a Platão”.

Perguntado sobre a importância das universidades públicas manterem suas editoras em funcionamento, Fausto dos Santos salienta que “não podemos fechar os olhos para o fato de que a crescente premência de publicar ou perecer, a qual o mundo acadêmico está submetido, gerou, dentre outras coisas, um considerável mercado editorial. Havendo uma infinidade de editoras comerciais que se dedicam a esse nicho de mercado. Não poucos de nós somos forçados a financiar as nossas publicações. Paga-se para se manter no emprego. O que, certamente, gera várias distorções. Inclusive em relação à qualidade daquilo que se publica. Portanto, que as universidades, ainda mais as universidades públicas, possam disponibilizar a publicação de livros por meio de suas editoras, é algo que sempre será bem-vindo, pois instauram uma espécie de regulação em relação ao dito mercado editorial”.

O livro "Mas, afinal, para quê, então, filosofia? Uma leitura do Górgias de Platão" está disponível para download na página da Editora UFFS.

SOBRE O AUTOR

Fausto dos Santos Amaral Filho é doutor em Filosofia pela UFRJ. Professor adjunto e pesquisador do PPGED da Universidade Tuiuti do Paraná. Atua principalmente nos seguintes temas: Hermenêutica e Educação; Crítica da Modernidade e Educação; Epistemologia e Educação. Lidera o Grupo de Pesquisa Epistemologia e Educação e o Grupo Sur Paideia. Autor de vários livros, dentre eles: Platão e a Linguagem Poética (Argos, 2008); Os Filósofos e a Educação (Argos, 2014).