Nova edição da Revista Semear aborda formação de professores na Fronteira Sul
A Semear é a revista de Extensão e Cultura da UFFS

Publicado em: 21 de dezembro de 2018 09h12min / Atualizado em: 21 de dezembro de 2018 08h12min

A UFFS publicou, nesta sexta-feira (21), a segunda edição da Semear – Revista de Extensão e Cultura da Universidade.

Nessa edição, o tema especial é a formação de professores na Fronteira Sul do Brasil. O pró-reitor de Extensão e Cultura da UFFS, Emerson Neves da Silva, explica que a formação continuada de professores da rede pública de Educação Básica é um compromisso institucional da UFFS e por isso foi escolhido como tema central da Revista. “Proporcionar o acesso à formação continuada é fundamental para qualificar as práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano escolar, estimulando a reflexão permanente da práxis docente. De outra parte, possibilita a conexão da Universidade com os dilemas, problemas e desafios postos na realidade da escola, oportunizando, dessa forma, uma experiência crucial para formação dos nossos alunos das licenciaturas”, aponta.

O programa abordado na seção especial é o Programa de formação continuada de professores: “Nos Caminhos da Práxis” que é desenvolvido desde 2016 nos três Estados do Sul e já envolveu cerca de 4 mil professores da rede básica de ensino.

Além de acompanhar etapas de formação nos campi, a Revista foi até a escola de dois participantes do programa, para acompanhar como eles colocam em prática o conhecimento adquirido durante as formações.

A Semear é um projeto da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, realizado pela Diretoria de Comunicação e Assessoria de Comunicação dos campi da UFFS.

A 2ª edição da Semear está disponível, on-line, na página da Pró-Reitoria.