UFFS implanta residências multiprofissionais em Marau (RS) e processo seletivo está aberto

Publicado em: 22 de dezembro de 2015 00h12min / Atualizado em: 22 de dezembro de 2015 00h12min

A partir de 2016 a UFFS passa a ofertar também residências multiprofissionais em área profissional da saúde. Os programas – em Enfermagem, Psicologia e Farmácia – serão ofertados no município de Marau (RS) e têm duração de dois anos.

A Residência em Área Profissional da Saúde – uni ou multiprofissional – é uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, destinada às profissões que se relacionam com o trabalho na área de saúde, sob a forma de especialização em área profissional caracterizada por educação em serviço, desenvolvida em regime de dedicação exclusiva e realizada sob supervisão docente-assistencial.

O programa de residência multiprofissional da UFFS é ligado ao Campus Passo Fundo e constitui-se em uma ação formativa para favorecer a inserção qualificada de profissionais em áreas prioritárias ao Sistema Único de Saúde. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Vitório Trevisol, "a área de saúde vem crescendo muito na UFFS. Além dos dois cursos de Medicina em funcionamento, implantamos cerca de 240 bolsas de Residências Médicas. Nesse momento estamos implantando as primeiras seis residências multiprofissionais. São iniciativas importantes que demonstram o compromisso da Universidade com a formação em saúde, sobretudo com a formação de profissionais para atuarem na saúde pública. Estamos trabalhando para ampliar o número de residências, de todas as modalidades. São especializações que o profissional desenvolve junto ao campo de prática, sob a supervisão e preceptoria de um ou mais profissionais com experiência que atuam no Hospital ou demais órgãos da saúde. Todo residente recebe uma bolsa do Ministério da Educação ou do Ministério da Saúde, destinada ao desenvolvimento das atividades previstas durante o período da residência", afirma.

 

Processo seletivo

Já foi publicado o Edital 982/UFFS/2015 para a seleção de candidatos para a turma de 2016. Serão selecionados dois residentes por programa, e as inscrições podem ser realizadas de 04 a 20 de janeiro de 2016. Para participar da seleção é preciso entregar, no setor de protocolo do Campus Passo Fundo, o requerimento de inscrição (Anexo I do edital), selecionando a Área de conhecimento de seu interesse e o currículo organizado conforme item 5 do edital.

O processo seletivo será composto por prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, Prova de Análise do Currículo, de caráter classificatório.

Esclarecimentos ou informações a respeito do processo seletivo poderão ser obtidas através do e-mail coremu.pf@uffs.edu.br