Inicia, na UFFS, o segundo encontro anual do FOPROP Sul

Publicado em: 09 de outubro de 2014 00h10min / Atualizado em: 09 de outubro de 2014 01h10min

Iniciou na manhã desta quinta-feira (9) o Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa da Região Sul – FOPROP Sul. Organizado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o evento reúne mais de 65 pró-reitores de pesquisa e pós-graduação de instituições ensino superior dos três estados da Região Sul. Para abrir o evento, o Coral da Unochapecó fez uma breve apresentação.

O tema desta edição do FOPROP Sul é “Educação Básica e os Desafios para Pesquisa e Pós-Graduação”. De acordo com o pró-reitor de Pequisa e Pós-Graduação da UFFS, Joviles Trevisol, o tema é bastante pertinente. “O tema Educação Básica se colocou como um assunto de interesse estratégico. É impensável um país desenvolvido sem acertar o passo e melhorar a qualidade da educação. E o Plano Nacional de Educação estabelece metas muito claras e ousadas para a educação básica e para a pós-graduação. Foi um conjunto de elementos que nos convenceu de que seria extremamente importante trazer essa discussão no âmbito do fórum, pois a pesquisa e a pós-graduação também tem que pensar e contribuir com a educação básica. Por isso é preciso envolver as instituições para que elas definam políticas e formas de atuação mais consistentes e mais claras em relação à educação básica”, afirmou.

A abertura do evento contou, entre outras autoridades, com a presença do Presidente do Diretório Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa – FOPROP, Mauro de Sá Ravagnani, que falou sobre as principais metas da instância. “O Fórum congrega instituições federais, comunitárias, estaduais e privadas que, em consonância com o Plano Nacional de Educação, também assumem metas, como a expansão e interiorização da pós-graduação e a interação com outros setores, como é o caso da Educação Básica. Então, não é por acaso que este é o tema deste encontro. Através da pós-graduação e dos avanços das pesquisas e em ciência e tecnologia podemos transformar ainda mais a realidade do país”, ressaltou.

O reitor, Jaime Giolo, também participou da aberta e apresentou a UFFS e seus compromissos com a Educação Básica e pós-graduação. Na programação do Foprop Sul, que segue até sexta-feira (10), estão previstas palestras e painéis com foco na Educação Básica. Na manhã de sexta-feira (10) também acontece homenagem a Jorge Almeida Guimarães, pelos dez anos na presidência da Capes. Está previsto ainda a participação do diretor de Avaliação da Capes, Lívio Amaral.

O evento tem o apoio da Fapesc, Sistema Acafe, Unoesc e Unochapecó.

Confira aqui a programação da edição do FOPROP Sul na UFFS.