Nota de esclarecimento à comunidade chapecoense

Publicado em: 18 de maio de 2022 17h05min / Atualizado em: 18 de maio de 2022 17h05min

A Reitoria da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em conjunto com a Direção do Campus Chapecó e as coordenações dos cursos de Medicina e Enfermagem, diante da repercussão do vídeo feito pelo prefeito de Chapecó, João Rodrigues, vem a público esclarecer:

Não é verdadeira a informação de que a Universidade esteve parada por dois anos de pandemia. Diferentemente do que foi afirmado pelo prefeito, cumprindo os protocolos de saúde, as atividades acadêmicas e administrativas foram mantidas na UFFS, em especial, pelos cursos de Medicina e Enfermagem, que atuaram na linha de frente do enfrentamento à covid-19, em parceria com a própria Prefeitura de Chapecó, que foi prontamente atendida quando  solicitou profissionais e equipamentos da Instituição.

Nossos docentes dos cursos de Enfermagem e Medicina atuaram voluntariamente, em cooperação com a Prefeitura de Chapecó, no Centro Avançado ao Atendimento à Covid-19, no teleatendimento e no telemonitoramento das pessoas contaminadas com a covid-19 no momento mais crítico da pandemia, atendendo a uma solicitação do próprio prefeito de Chapecó.

Além disso, quando houve a necessidade e a Prefeitura solicitou, a UFFS cedeu espaço no prédio da Reitoria, que funcionou como Centro Estratégico de Vacinação do município, no qual atuaram 21 professores dos cursos de Medicina e Enfermagem e mais de 150 estudantes, administrando 11.509 vacinas e trabalhando mais de duas mil horas, para que a população de Chapecó fosse vacinada.

A UFFS também fez uma parceria fundamental para que a Prefeitura de Chapecó concluísse as obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Esplanada, garantido mais de R$1,5 milhões em investimentos.

Destaca-se que essas são apenas as ações realizadas em parceria com a prefeitura na área da saúde, sem mencionar a atuação da Universidade Federal da Fronteira Sul em outras áreas do município.

Os professores citados nominalmente pelo prefeito João Rodrigues estiveram trabalhando em todas essas ações, de forma voluntária, e ainda possuem diversos projetos de pesquisa e de extensão que contribuem não só com as ações e serviços da Prefeitura, mas com toda a população de Chapecó.

Num dos momentos mais difíceis enfrentados pela comunidade chapecoense, a UFFS estava atuando na linha de frente e auxiliando o poder público.

Assim, a Reitoria da Universidade e a Direção do Campus Chapecó, com seu conjunto de gestores, estranham e repudiam as falas do Prefeito e reafirmam o valor e o comprometimento do trabalho de cada um dos seus servidores.

A Universidade reitera ainda que continua comprometida com a população chapecoense, com a excelência na educação e no acesso de todos ao ensino superior gratuito e de qualidade.

Marcelo Recktenvald

Reitor da UFFS