NOTA DA REITORIA DA UFFS - SUSPENSÃO TOTAL DO CALENDÁRIO ACADÊMICO DA UFFS

Publicado em: 27 de março de 2020 08h03min / Atualizado em: 27 de março de 2020 16h03min

A Reitoria da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS comunica que foi SUSPENSO o Calendário Acadêmico da universidade de 25 de março até o dia 12 de abril de 2020. Essa deliberação foi tomada pelo Conselho Universitário (Consuni) na tarde de 25 de março de 2020, em Sessão Extraordinária, em razão da Pandemia do Coronavírus. Com esta decisão, estão totalmente suspensas todas as atividades previstas no Calendário Acadêmico, publicado como Anexo I da PORTARIA Nº 1447/GR/UFFS/2019.
Também estão suspensos os efeitos das seguintes portarias:
- Portaria Nº 293/GR/UFFS/2020, que orienta os cursos de graduação da UFFS para a oferta de componentes curriculares durante o período de suspensão das atividades presenciais;
- Portaria Nº 303/GR/UFFS/2020, que orienta sobre procedimentos da Pesquisa e Pós-Graduação durante a suspensão das atividades presenciais na UFFS.

A seguir, são apontados os principais impactos nas atividades da UFFS a partir da deliberação:
Graduação:
- Suspensas as aulas e demais atividades acadêmicas da graduação presenciais e semipresenciais;
- Suspensas as solicitações de trancamento de matrícula;
- Suspensas as solicitações de exame de proficiência;
- Suspensas as solicitações de cômputo de ACCS - Atividades Curriculares Complementares;
- Suspensas as chamadas de processos seletivos em andamento;
- Suspensas outras atividades previstas no Calendário Acadêmico.

Pós-Graduação:
- Suspensas as aulas e demais atividades acadêmicas da pós-graduação presenciais semipresenciais;
- Suspensas as matrículas e ajustes de matrícula;
- Suspensos novos editais;
- Suspensos ajuste e solicitação de dissertação;
- Suspensas as solicitações de exame de proficiência.

Extensão:
- Ficam canceladas as atividades de extensão e cultura, presenciais e semipresenciais, em que alunos bolsistas e/ou voluntários não executem o Plano de Trabalho previsto no cronograma, sob a orientação docente, e com a carga horária de dedicação requerida e registrada no Sistema Prisma;
- Fica delegado aos docentes orientadores cujos alunos forem desenvolver atividades de extensão e cultura, o encaminhamento à PROEC, via Sistema Prisma, do Termo de Atualização das Atividades em Ações de Extensão e Cultura sob sua coordenação, em Formulário próprio a ser disponibilizado pela PROEC, até o
dia 30/03/2020.

Impactos da suspensão do calendário acadêmico nas atividades da PROGESP:
- Contratação de professores substitutos e efetivos será suspensa;
- Aplicação da IN 28 de 25 de Março de 2020, do Ministério da Economia, quanto a autorização para o serviço extraordinário, à concessão do auxílio-transporte, do adicional noturno e dos adicionais ocupacionais aos servidores e empregados públicos que executam suas atividades remotamente ou que
estejam afastados de suas atividades presenciais.
- As atividades administrativas permanecem, conforme previsto na Portaria Nº 302/GR/UFFS/2020, que prevê o TR - Trabalho Remoto.

Sobre a votação no Conselho Universitário (Consuni) no dia 25 de março de 2020
A sessão do Consuni que deliberou sobre a suspensão total do Calendário Acadêmico pode ser vista na página UFFS ao vivo, na rede Facebook <https://www.facebook.com/uffsaovivo/>.
No quadro abaixo é apresentado o panorama das votações, por campus, que resultou na suspensão total das atividades previstas no Calendário Acadêmico da UFFS:

Fonte: Primeira sessão extraordinária de 2020 do Consuni. Disponível em: <https://www.facebook.com/uffsaovivo/>. Publicado em: 25 mar. 2020.

Anexada a Resolução Nº 1/CONSUNI/UFFS/2020 que aprova a suspensão total do Calendário Acadêmico da UFFS por prazo determinado.
Novas informações e encaminhamentos poderão ser comunicados pela UFFS a toda a comunidade posteriormente.

MARCELO RECKTENVALD
REITOR