Iniciam nessa semana as atividades acadêmicas do período letivo 2020.2
A retomada ocorre nos campi Chapecó, Erechim, Cerro Largo, Realeza e Laranjeiras do Sul

Publicado em: 13 de fevereiro de 2021 13h02min / Atualizado em: 18 de fevereiro de 2021 15h02min

Na próxima quarta-feira (17) iniciam as atividades acadêmicas do segundo semestre letivo de 2020 nos campi Chapecó, Erechim, Cerro Largo, Realeza e Laranjeiras do Sul, conforme previsto no Calendário Acadêmico da Universidade Federal da Fronteira Sul. O término das atividades do semestre letivo 2020.2 está previsto no Calendário para 26 de maio.

Leia a seguir informações da Pro-Reitoria de Graduação (PROGRAD), considerando o contexto atual de retomada de atividades acadêmicas nos campi da UFFS:

De que forma vão ocorrer as aulas? Continuam de modo remoto?
Resposta - Diante do atual contexto de pandemia do coronavírus (Covid-19), as aulas na UFFS, no segundo período letivo de 2020, devem ocorrer de acordo com a Resolução 35/UFFS-Consuni/2020, que se encontra em vigor. De acordo com a referida Resolução, as atividades presenciais somente poderão ocorrer se o NSO (Nível de Segurança Operacional) for adequado, de modo a permitir a presencialidade. No atual momento de pandemia (fevereiro de 2021), o NSO aferido não tem demonstrado níveis de segurança adequados nos diferentes campi da UFFS para se autorizar as aulas presenciais. Assim, as aulas iniciarão com o emprego de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), isto é, de forma remota (com aulas síncronas e assíncronas), de modo a preservar a vida e a saúde de todos.

Quais os fatores que os estudantes precisam prestar atenção nesse momento de pandemia?
Resposta - Na graduação é muito importante os estudantes prestarem atenção aos prazos e datas previstas no Calendário Acadêmico , editais internos, especialmente relativos à concessão de bolsas, auxílios socioeconômicos, entre outros serviços e benefícios oferecidos pela Universidade. Também é importante manter contato com as coordenações de cursos, em caso de necessidade de informações e orientações, bem como com os professores dos CCRs (Componentes Curriculares) para conhecer os planos de ensino, entre outras particularidades. Ainda, é muito importante manter os dados atualizados na UFFS, como e-mail e telefone, e conferir sempre sua caixa de e-mails para não perder nenhuma das oportunidades oferecidas pela UFFS.

Existem alguns procedimentos que precisam ser realizados pelos estudantes nesse início de semestre? E de que forma? E para os calouros, algum procedimento em especial?
Resposta - Os estudantes veteranos deverão realizar os procedimentos de rematrícula e/ou ajuste de matrícula para realizarem a escolha dos componentes curriculares que cursarão no próximo semestre letivo, todos os procedimentos devem ser realizados pelo Portal do Aluno. Quanto as estudantes calouros, estes já estão matriculados nos CCRs de 1ª fase do curso, mas poderão realizar o ajuste de matrícula se desejarem, também pelo Portal do Aluno. Posteriormente, os calouros podem entrar em contato com as respectivas Coordenações de Curso pra receber as primeiras orientações.

A PROGRAD tem mais alguma orientação para os estudantes?
Resposta - Em tempos de ensino remoto, em que o isolamento social nos conduz à distância física, é muito importante que o estudante dialogue sempre com a coordenação de curso e seus professores sempre que sentir necessidade, seja para tirar uma dúvida ou até mesmo para receber alguma orientação. É importante que o estudante consulte sempre seus e-mails e as informações disponibilizadas no sistema acadêmico e site da Universidade. No desenvolvimento das aulas e demais atividades, é importante que o estudante organize sua rotina, conheça os planos de ensino disponibilizados em cada CCR, os prazos e datas para entrega das atividades, realização de avaliações, entre outros compromissos. Também, é fundamental que o estudante conheça os serviços e benefícios oferecidos pela Universidade, como os auxílios socioeconômicos, os projetos específicos (estágios, tutorias, programas específicos, entre outros).

A seguir confira informações para a comunidade acadêmica em cada um dos campi da UFFS:

Campus Cerro Largo

O “Plano de retorno às atividades acadêmicas suspensas no contexto do enfrentamento da pandemia de COVID-19 – Campus Cerro Largo”,  aprovado pela RESOLUÇÃO Nº 11/CONSCCL/UFFS/2020, de 10 de setembro de 2020, estabelece uma metodologia supostamente capaz de garantir a retomada com segurança à Comunidade Acadêmica. Conforme o diretor do Campus Cerro Largo, Bruno Munchen Wenzel, “esta metodologia é baseada no estabelecimento de níveis de segurança operacional (NSO), a partir da avaliação do risco local, com implicações sobre as atividades de ensino, sobre a forma de trabalho e ensino, bem como procedimentos relacionados às atividades administrativas e protocolos de biossegurança a serem adotados”.

Atualmente, o Campus Cerro Largo se encontra em um NOS = 4, estabelecido pela RESOLUÇÃO Nº 7/CONSCCL/UFFS/2020,  no qual tanto aulas teóricas como aulas práticas presenciais estão vedadas de serem realizadas presencialmente.

O Campus tem realizado monitoramento contínuo em relação às condições sanitárias e epidemiológicas locais.


Campus Realeza

O coordenador Acadêmico do Campus Realeza, Ademir Roberto Freddo, diz que o Componente Curricular classificado como remoto no momento da matrícula do estudante será ministrado remotamente, mesmo que o Nível de Segurança Operacional (NSO) diminua. “Por enquanto, o Campus Realeza permanece numa situação de risco altíssimo em relação à pandemia, o que impossibilita o retorno presencial. Por outro lado, se houver uma melhora do NSO, será possível fazer um retorno gradual mas apenas das disciplinas que possuem aulas práticas”, explica Freddo.

Atualmente, o Nível de Segurança Operacional no Campus Realeza é 5, conforme a RESOLUÇÃO Nº 48/CONSCRE/UFFS/2020.

Horários dos Componentes Curriculares ofertados no Campus Realeza:

Ciências Biológicas
Física 
Letras – Português e Espanhol

Medicina Veterinária 
Nutrição
Química

Demais contatos do Campus Realeza.

 

Campus Erechim

Alguns cursos ofertados no Campus Erechim farão atividades de recepção. A programação está disponível na Agenda do Eventos do Campus
Os horários das aulas (por curso) podem ser conferidos no link em destaque. 


Campus Laranjeiras do Sul

Confira os horários dos componentes curriculares para o semestre 2020.2

Conforme o coordenador Acadêmico do Campus Laranjeiras do Sul, Thiago Bergler Bitencourt, o Campus mantém até o momento o Nível de Segurança Operacional máximo, NSO 5. "A princípio o semestre iniciará de forma remota, mas estamos sempre avaliando as possibilidades de retorno presencial e a consideração de, em um futuro próximo, retornarmos talvez com um ensino híbrido. Recomenda-se que os acadêmicos procurem suas disciplinas no moodle após o início das aulas e que para dúvidas acerca do funcionamento do semestre contatem a coordenação de curso”, salienta Bitencourt.


Campus Chapecó

No Campus Chapecó, como o Nível de Segurança Operacional foi mantido em 5 (confira matéria a respeito), a maioria das atividades seguem sendo remotas.

Conforme o diretor da UFFS – Campus Chapecó, Roberto Mauro Dall’Agnol, somente “havendo melhoria dos indicadores e a ampliação da vacinação, a tendência, e nossa expectativa, é a de que possamos retornar às atividades presenciais no decorrer dos próximos meses”.

Os horários das aulas estão no site da Instituição:

Administração 

Agronomia 

Ciência da Computação 

Ciências Sociais 

Enfermagem 

Engenharia Ambiental 

Filosofia 

Geografia 

História 

Letras 

Matemática 

Medicina 

Pedagogia