Mestrados da UFFS abrem período de seleção para disciplinas isoladas em cinco campi
Existem oportunidades em 12 cursos de Mestrados ofertados em cinco campi

Publicado em: 15 de fevereiro de 2019 11h02min / Atualizado em: 15 de fevereiro de 2019 12h02min

Nos próximos dias a Universidade Federal da Fronteira Sul inicia período destinado a processo seletivo para interessados em cursar disciplinas isoladas em programas de Pós-graduação da Instituição. As disciplinas serão ofertadas em 12 cursos de Mestrado da UFFS nos campi Chapecó, Cerro Largo, Erechim, Realeza e Laranjeiras do Sul.

O período para inscrições, documentos necessários e demais informações sobre os processos seletivos podem ser obtidas acessando os links a seguir:

Campus Chapecó

O Mestrado em Estudos Linguísticos oferece até 21 vagas, nas disciplinas eletivas: Discurso e Leitura (até sete vagas); Língua e Discurso (até sete vagas) e Sociolinguística Variacionista (até sete vagas).
No Mestrado em História há até 10 vagas em duas disciplinas eletivas: Imigrações e Processos Migratórios (até cinco vagas) e História Ambiental (até cinco vagas).
O Mestrado em Educação terá até 20 vagas, nas seguintes disciplinas: Políticas de Constituição do Conhecimento Escolar (até cinco vagas); Gestão e Inovação Educacional (até cinco vagas); Educação Inclusiva (até cinco vagas) e Formação de Professores da Educação Básica (até cinco vagas).

Campus Cerro Largo

O Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas oferece 11 vagas divididas em 4 disciplinas: Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (4 vagas); Estado, Desenvolvimento e Políticas Públicas no Brasil (1 vaga); Estado, Direito e Desenvolvimento no Brasil (3 vagas) e Tecnologia Social e Políticas Públicas para o desenvolvimento (3 vagas).
O Mestrado em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis oferece até 4 vagas em duas disciplinas: Métodos Físicos de Análise Orgânica (até 2 vagas) e Saúde Ambiental (até 2 vagas).
O Mestrado em Ensino de Ciências disponibiliza 15 vagas em 3 componentes curriculares: Discurso, Linguagem e Ação no Ensino de Ciências (5 vagas); Epistemologia e História das Ciências (5 vagas) e Currículos: história, políticas e pesquisas (5 vagas).

Campus Laranjeiras do Sul

O Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável oferta até 25 vagas divididas entre as seguintes disciplinas: Tópicos Especiais: Agricultura Orgânica – experiências europeias (até 15 vagas); Redesenho de Agroecossistemas (até 5 vagas) e  Soberania, Segurança Alimentar e Políticas Públicas (até 5 vagas).
O Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos oferece até 17 vagas divididas entre as seguintes disciplinas: Fisiologia e Manejo Pós-colheita de Alimentos (até 7 vagas); Embalagem de Alimentos (até 7 vagas) e Tópicos Especiais em Ciência e Tecnologia de Alimentos I (até 3 vagas).

Campus Realeza

O Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Bem-Estar e Produção Animal Sustentável oferta vagas nas disciplinas: Empreendedorismo e Inovação (até duas vagas); Produção Sustentável em Rebanhos da Agricultura Familiar (até duas vagas); Ferramentas Diagnósticas Laboratoriais Aplicadas à Pesquisa Científica (até duas vagas) e Terapêutica Convencional e Não Convencional Aplicada à Saúde (até duas vagas).

Campus Erechim

O Mestrado em Ciências e Tecnologia Ambiental oferta até 6 vagas divididas entre as seguintes disciplinas: Produção sustentável de culturas agrícolas (até 2 vagas); Tópicos Especiais I - Redes Neurais Artificiais Aplicadas a Problemas Ambientais (até 2 vagas) e Tópicos Especiais II - História Ambiental (até 2 vagas).
O Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas oferece até 25 vagas divididas entre as seguintes disciplinas: Sociabilidades Emergentes e Movimentos Sociais (5 vagas); Seminário Avançado - Variações Sobre a Biopolítica (5 vagas); Seminário Avançado - Estudos sobre o Fascismo (5 vagas); Seminário Avançado - Gênero e Sexualidade (5 vagas) e Seminário Avançado - História do Racismo (5 vagas).
O Mestrado Profissional em Educação tem disponível até 9 vagas divididas entre as seguintes disciplinas: Políticas e Processos de Educação Integral em Jornada Ampliada (até 3 vagas); Profissionais da Educação: Formação e Trabalho (até 3 vagas) e Tecnologias da Informação em Educação (até 3 vagas).