Marcelo Recktenvald toma posse como novo Reitor da UFFS

Publicado em: 05 de setembro de 2019 09h09min / Atualizado em: 05 de setembro de 2019 09h09min

Tomou posse na tarde da quarta-feira, 4 de setembro, o Reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), professor Marcelo Recktenvald, em cerimônia ocorrida na sede do Ministério da Educação, em Brasília-DF. A posse do cargo foi dada pelo Ministro da Educação, Abraham Weintraub. Também estavam presentes na solenidade o professor Gismael Francisco Perin, que assumirá o cargo de Vice-Reitor, familiares e outras autoridades convidadas.
Ao parabenizar os novos gestores, o Ministro salientou o desafio de renovar a administração de uma universidade pública e o peso que isto representa para os rumos da educação e do Brasil.
Nas palavras otimistas do novo Reitor durante a cerimônia, um futuro promissor está por vir para o Ensino Superior. Professor Marcelo esclareceu que muitas das propostas que integravam o plano de ações da candidatura dele à Reitoria coincidem com as metas do programa Future-se, sendo que a disputa pelo cargo havia acontecido na UFFS antes da divulgação daquele programa. “Ficamos felizes em saber que nós estamos alinhados com a forma de pensamento que o MEC hoje tem trabalhado”, afirmou no discurso. Defendeu, ainda, maior respeito aos pagadores de impostos – preocupados com a eficiência pública – e também lembrou da importância dos valores que são predominantes na sociedade brasileira.
Na visão do Reitor recém-empossado, a universidade pública precisa repensar seu compromisso social ao olhar com mais atenção para as demandas da comunidade regional e do setor produtivo. Segundo ele, a construção da qualidade no ensino, pesquisa e extensão em uma universidade passa por desafios imensos, como a inovação e as novas tecnologias, as quais demandam investimentos de grande porte. Professor Marcelo defende que “A gestão estará comprometida com o programa Future-se, que tem por objetivo o aumento da eficiência e estímulo à inovação da Educação Superior pública brasileira, além de proporcionar liberdade na construção de parcerias com o setor produtivo”.

 

Formação e carreira – Professor Marcelo é doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017), Mestre em Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005), Especialista em Avaliação Institucional pela Universidade de Brasília (2003), Especialista em Gestão Estratégica Empresarial pela Universidade de Passo Fundo (1997), Bacharel em Teologia pela Faculdade Kurios (2009). Professor do Ensino Superior desde o ano 2000, ingressou em 2010 na UFFS, onde já exerceu os cargos de Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Secretário Especial de Assuntos Estudantis, Coordenador do Curso de Administração e Coordenador de Estágios do Curso de Administração. 

 

Lista Tríplice – De quatro em quatro anos a UFFS promove uma consulta prévia e informal à comunidade universitária relacionada à substituição dos cargos de Reitor e Vice-Reitor para indicar os nomes que serão enviados ao CONSUNI (órgão deliberativo máximo da Universidade). Participam da consulta, também, membros da comunidade regional. Depois de feita a consulta, o CONSUNI tem a responsabilidade de elaborar uma lista tríplice com os nomes que são enviados ao Ministério da Educação. É o Presidente da República que detém a prerrogativa de escolher, dentre os nomes indicados pelo CONSUNI, quem assumirá a Reitoria. Não há hierarquia na lista tríplice, ou seja, qualquer um dos três indicados pelo CONSUNI pode ser nomeado. Conforme a legislação vigente, “o reitor e o vice-reitor de universidade federal serão nomeados pelo Presidente da República e escolhidos entre professores dos dois níveis mais elevados da carreira ou que possuam título de doutor, cujos nomes figurem em listas tríplices organizadas pelo respectivo colegiado máximo, ou outro colegiado que o englobe, instituído especificamente para este fim, sendo a votação uninominal”. O Reitor recém-empossado da UFFS foi nomeado pelo Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, por meio do Decreto de 29 de agosto de 2019.
 
*Texto: Equipe de Transição da Reitoria
Galeria de Imagens: