Livro sobre imigração italiana está disponível na Editora da UFFS

Publicado em: 15 de junho de 2020 10h06min / Atualizado em: 16 de junho de 2020 09h06min

Com acesso gratuito pela Editora da UFFS, está disponível o livro Imigração Italiana em Santa Catarina e no Paraná: fontes diplomáticas italianas (1875-1927), do professor do curso de História José Carlos Radin. A obra decorre de pesquisa realizada no estágio de Pós-Doutorado do autor, na Universidade de Padova – Itália (2018), e se soma a outra produzida em perspectiva semelhante sobre o Rio Grande do Sul, por Vânia Merlotti Heredia (UCS) e Gianpaolo Ramoanato (Universidade de Padova - Itália).

Obra
O livro aborda os diversos cenários que envolveram a imigração italiana ao Paraná e a Santa Catarina, sobretudo no período da “Grande Imigração”, entre o final do século XIX até o início da I Guerra Mundial (1914). Tal processo imigratório é parte de um dos êxodos sem precedentes da história contemporânea.
O livro busca relacionar as principais questões enfrentadas, em particular pelos imigrantes italianos no contexto da Grande Imigração. Para isso, busca evidenciar, por um lado, os cenários vividos no território paranaense e catarinense daquele período, relacionando-os às políticas nacionais de imigração; situa a iniciativa enquanto estratégia de autoridades brasileiras, que se ligava à conquista do território. Nesse processo de expansão da fronteira territorial e humana, em geral, as populações já residentes eram percebidas como inadequadas ao projeto de “civilização e de modernização do país”, sendo o imigrante considerado “elemento ideal”. Destaca que, na outra ponta, o cenário vivido pela maioria dos imigrantes também contribuía para incitar sua saída. Também, evidencia como políticas públicas de governos brasileiros e das províncias/estados, permitiam abancar os colonos em assentamentos agrícolas, em terras consideradas “vazias”, processo que afrontou o modo de vida das populações nativas/residentes, provocando profundas modificações socioculturais e no ambiente desses territórios.
A segunda parte da obra se constitui da reprodução de um conjunto de fontes diplomáticas produzidas por cônsules e agentes consulares italianos (de Curitiba e Florianópolis), entre 1875 e 1927, sobre Santa Catarina (350 páginas) e Paraná (180 páginas). Esses documentos, publicados em forma de boletins, foram garimpados em diversas bibliotecas italianas e expressam a percepção dos cônsules e agentes consulares sobre o avanço da imigração nesses espaços.

Relevância
Para o professor Radin, tanto quanto em outros tempos, ou mais, a questão da imigração reveste-se de atualidade, como facilmente se pode observar em noticiários de diferentes meios de comunicação, sobre os inúmeros problemas que os imigrantes enfrentam em diferentes lugares mundo afora, mostrando que o tema se mantem atual. “Em diferentes momentos a globalização da economia se deu de forma muito diferente do que a globalização das pessoas. Enquanto os efeitos da globalização do dinheiro, em certo sentido, passam desapercebidos e pouco questionados, em geral, a das pessoas é bastante contestada. Assim, esse livro quer se somar aos estudos sobre a imigração, imprescindíveis para compreender que enquanto houver concentração de riqueza em determinados territórios, em detrimento da resolução dos problemas sociais em outros mais pobres, o mundo continuará a produzir imigrantes. Os processos migratórios geralmente revelam essas situações”, explicou o autor
Para ele, o livro também busca suscitar provocações e contribuir para que outros pesquisadores as façam, sobretudo a partir da sistematização das fontes diplomáticas, que se constituem numa contribuição para alargar a percepção sobre o tema. “Em relação ao Paraná e à Santa Catarina, há menos publicações sobre o tema, sobretudo se comparado com o que se publicou acerca dos italianos no Rio Grande do Sul ou em São Paulo. Nessa perspectiva, a disponibilização desses documentos/fontes diplomáticas, que também compõem o livro, reveste-se de importância por favorecer e facilitar a investigação por outros pesquisadores, sobre diferentes aspectos dessas experiências, considerando que eles abordam as mais diversas situações vividas pelos que protagonizaram o processo imigratório”, concluiu.

Editora
O livro pode ser acessado no link abaixo.
Livro