Inscrições para o concurso Interprete Sua Pesquisa (INSP) - edição 2019 seguem até 30 de agosto
A participação será por meio da apresentação de vídeo

Publicado em: 03 de julho de 2019 14h07min / Atualizado em: 03 de julho de 2019 16h07min

Está publicado no site da Universidade Federal da Fronteira Sul o edital referente às normas para realização do concurso Interprete Sua Pesquisa (INSP) - edição 2019. O concurso é uma iniciativa da Diretoria de Comunicação (DICOM) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEPG) e tem como objetivo estimular a comunidade acadêmica a divulgar, em linguagem acessível e criativa, os trabalhos de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e de inovação desenvolvidos na Universidade Federal da Fronteira Sul. O INSP visa, ainda, publicizar e democratizar os resultados, tornando-os disponíveis e a serviço da sociedade.

A participação será por meio da apresentação de vídeo, que poderá ser produzido a partir de trabalhos realizados no âmbito de componentes curriculares, de projetos de Iniciação Científica e/ ou de Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação, de projetos de pesquisa institucionalizados na UFFS, de trabalhos de conclusão de curso, monografias de especialização, teses e dissertações.

Podem participar estudantes regularmente matriculados nos cursos de Graduação ou Pós-graduação da UFFS, servidores docentes e servidores técnico-administrativos, sendo necessária a manutenção de vínculo ativo com a UFFS até a data do recebimento da premiação.

Inscrições

A inscrição pode ser realizada até o dia 30 de agosto, por um indivíduo ou um grupo, sendo necessário que todos tenham vínculo direto com a pesquisa, seja na qualidade de voluntário, estagiário, monitor, bolsista, pesquisador responsável ou colaborador da equipe de pesquisa.

As propostas devem ser apresentadas por meio do preenchimento de um formulário disponível no site www.uffs.edu.br/insp, acompanhado do link para download do vídeo, de até três minutos, de interpretação da pesquisa produzido pelos candidatos. Os vídeos devem presentar a pesquisa de maneira criativa, podendo utilizar recursos como dança, canto, desenho, stop motion e outras formas de recursos audiovisuais e expressões.

O link para download de vídeo pode ser gerado em sites como WeTransfer (https://wetransfer.com/), Google Drive ou outros similares.

Avaliação

A análise dos vídeos será realizada pela DICOM, Assessorias de Comunicação dos campi (Ascom), PROPEPG e por profissionais de meios de comunicação da Mesorregião da Grande Fronteira Sul.

Serão selecionados os três melhores vídeos, tendo como critérios de avaliação:

a) Potencial científico – avaliado pela PROPEPG (nota entre 0 e 2,5);

b) Criatividade e capacidade de tradução da pesquisa para uma linguagem acessível ao grande público – avaliadas pela Dicom, Ascom e pelos profissionais da imprensa (nota entre 0 e 5);

d) Receptividade do público – avaliada através de curtidas recebidas no facebook, onde os vídeos serão postados (nota entre 0,5 e 2,5).

Os vídeos recebidos serão postados no perfil do INSP no facebook (www.facebook.com/insp2019) e ficarão disponíveis para avaliação do público durante o período de 9 de setembro a 7 de outubro.

Premiação

Os três vídeos que obtiverem as maiores notas serão contemplados com o valor de até R$ 3.000,00, que deve ser destinado à participação e apresentação de pesquisas em eventos acadêmicos/científicos de grande repercussão nacional ou internacional, a serem realizados até o mês de dezembro de 2021.

Detalhes sobre o concurso Interprete Sua Pesquisa (INSP) - edição 2019 encontram-se no Edital Nº 522/GR/UFFS/2019.