INPI concede patente de invenção para UFFS em cotitularidade com a Unicentro
A patente é referente a um processo aplicado à produção de biodiesel

Publicado em: 10 de agosto de 2021 13h08min / Atualizado em: 12 de agosto de 2021 22h08min

A Universidade Federal da Fronteira Sul, em acordo de cooperação celebrado com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), originou uma propriedade intelectual em caráter de cotitularidade aplicado ao processo de produção de biodiesel. A patente foi concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI.

A proposta, intitulada "Processo de produção de biodiesel empregando resíduo de Carya illinoensis com efeito antioxidante", foi pensada diante da necessidade de mitigar os processos oxidativos decorrentes do uso do biodiesel, que pode gerar prejuízos aos consumidores e ao meio ambiente. Nesse sentido, a ideia foi empregar no processo de produção de biodiesel a noz pecã (Carya Illinoensis), que possui propriedades antioxidantes e pode contribuir com a estabilidade na oxidação do biodiesel.

Os inventores Andre Gallina, Paulo Ridrigues, Claudia Crissotimo, Dalila Benvegnu, Alexandra Amaral, Geciele Schuster e Nayara Boschen compõem a equipe e realizaram o depósito do pedido no INPI, junto com a UFFS e a Unicentro, em 18 de outubro de 2016. A concessão da carta patente foi obtida em 09 de março de 2021.

AGIITEC participou da 8ª reunião da Rede NIT SC

O evento ocorreu de forma on-line na plataforma google meet, na tarde do dia 04 de agosto de 2021. No encontro, estavam presentes diversos agentes representantes dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) do Estado de Santa Catarina e também de outros estados.

O objetivo das reuniões mensais da Rede NIT SC é qualificar as equipes dos NIT de Santa Catarina, bem como incentivar a troca de experiências entre os núcleos, fortalecendo o ecossistema de inovação do Estado.

No encontro, esteve presente a palestrante Patricia Leal Gestic, expert em Gestão Estratégica da Inovação, Fomento, Propriedade Intelectual, Novos Negócios, Transferência de Tecnologia, Parceria para Colaboração, Pesquisa & Desenvolvimento e Articulação entre Stakeholders. Na ocasião, a palestrante falou sobre a "inovação na prática" e os trâmites envolvidos nos registros de inovação.

A Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC) da UFFS participou do evento com a presença do secretário Especial da AGIITEC, Moacir Francisco Deimling, do chefe do Departamento de Propriedade Intelectual, Ilson dos Santos, de Elvis Roberto Giacomim e dos bolsistas FAPESC (Edital Nº 14/2019) Thuanne Braúlio Hennig e Keoma Reis de Sá.