Iniciam as obras da usina fotovoltaica na UFFS – Campus Chapecó
Usina deve começar a produzir energia no final do ano

Publicado em: 17 de junho de 2021 16h06min / Atualizado em: 17 de junho de 2021 17h06min

Iniciaram nessa quinta-feira (17) as obras de instalação da usina fotovoltaica na UFFS – Campus Chapecó. A usina – que faz parte do projeto Fronteira do Sol do Programa Fronteira 21 - tem uma potência instalada de 443,52 kWp (quilowatts pico), o que vai gerar uma economia de aproximadamente R$300 mil anuais de energia.

Para o reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, o projeto Fronteira do Sol se propõe a equilibrar princípios de economicidade, inovação e sustentabilidade, em ações práticas da universidade para alcançar a eficiência energética. "Instituições públicas precisam se colocar como referência nessa área. Nossa usina fotovoltaica de Chapecó é a segunda da UFFS, uma vez que já temos concluída a de Erechim (RS), prestes a ser conectada na rede. Em breve, avançaremos na terceira obra, em Realeza(PR), que já está em vias de assinatura da contratação", afirmou.

De acordo com o secretário de obras da UFFS, Fábio Gasparetto, a energia gerada será injetada na rede da concessionária e, posteriormente, descontada do consumo da Universidade. "Esse projeto é muito importante pela produção de energia limpa, pela economia de energia, além de ser um laboratório a céu aberto, uma área experimental para aulas", afirmou.

A área ocupada pela usina será de aproximadamente 5.000 m² e para os próximos 30 dias estão previstos a execução das fundações, estrutura metálica e montagem dos painéis fotovoltaicos. Após, serão em torno de 30 dias para instalação de infraestrutura, cabos, aterramento e sistema de proteção contra descargas atmosféricas. "Após essas etapas, serão aproximadamente 90 dias para as demais atividades como monitoramento, configuração dos inversores, vistoria de concessionária e conexão da usina a rede. A previsão é de iniciar a geração de energia até o fim do ano", concluiu Gasparetto.