Indicação de nomes para o Conselho Estratégico Social deve ser feita até 15 de janeiro

Publicado em: 02 de dezembro de 2009 08h12min / Atualizado em: 16 de março de 2017 16h03min

Florianópolis – A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) terá um Conselho Estratégico Social com a finalidade de assegurar a construção de uma instituição de educação superior comprometida com a inclusão social e com a produção e a disseminação do conhecimento para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

O órgão foi instituído pela Portaria 045/UFFS/2009, assinada pelo reitor Dilvo Ristoff e publicada nesta terça-feira. Até 15 de janeiro de 2010 as entidades organizadas que integram o Conselho devem indicar seus representantes por meio de ofício ao reitor.

Para ocupar o cargo é necessário preencher três dos requisitos: ter participado ativamente na construção do processo que levou à criação da UFFS; ter compromisso com a implantação plena da UFFS; ter representatividade social e respeito pelos princípios democráticos e, por fim, ter compreensão da missão institucional da UFFS, como universidade aberta a toda a sociedade, comprometida com a inclusão social da população mais carente e com a produção e a disseminação do conhecimento para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

O Conselho terá 36 representantes, indicados pelos movimentos sociais; Fórum da Grande Região Fronteira do Mercosul, pelas igrejas, universidades comunitárias e públicas; sindicatos dos trabalhadores e patronal da agricultura, do comércio e da indústria; associações dos prefeitos, docentes, servidores, técnico-administrativos e estudantes da UFFS. O mandato será de dois anos. Serão membros natos o reitor e os diretores dos campi da UFFS.

De acordo com a Portaria, o Conselho tem como competência analisar e avaliar o impacto social, econômico, cultural e educacional da UFFS na região da fronteira sul; propor à alta administração da UFFS formas, mecanismos e estratégias para aprofundar a sua inserção na comunidade da região; recomendar a execução de ações de natureza política, administrativa e acadêmica que possam melhor colocar a UFFS a serviço do desenvolvimento regional e, em especial, da população mais carente, e propor questões estratégicas, diretrizes gerais, expansão de atividades, criação de novos cursos, em permanente diálogo com a produção acadêmica da instituição, considerando sempre a sua pertinência e seu impacto social para a região da fronteira sul. Terá caráter deliberativo nas questões elaboração do Estatuto da UFFS; elaboração e monitoramento do Plano de Desenvolvimento Institucional e na construção, aprovação e monitoramento da proposta orçamentária anual, devendo estas iniciativas ser submetidas à sua homologação. E será consultivo, pois tratará de todas as questões relativas ao compromisso social da Universidade Federal da Fronteira Sul. Portaria 045/UFFS.