Inaugurada obra da UBS do Esplanada
Finalização da obra foi uma parceria entre a UFFS e a Prefeitura de Chapecó

Publicado em: 25 de agosto de 2021 11h08min / Atualizado em: 25 de agosto de 2021 11h08min

Em 2019, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Prefeitura de Chapecó firmaram uma parceria para a finalização das obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Esplanada, em Chapecó, e a implantação dos ambulatórios de especialidades médicas dos cursos de Medicina e Enfermagem da UFFS.

O acordo da cooperação técnica entre as partes teve como finalidade o desenvolvimento das práticas acadêmicas da UFFS, o fortalecimento da integração entre ensino e serviço para a orientação da formação de graduandos e pós-graduandos nas áreas da saúde vinculados à UFFS – Campus Chapecó.

Nas tratativas, a UFFS ficou responsável pela finalização da obra e a Prefeitura pela estruturação para o funcionamento, cedendo o espaço térreo para ser utilizado pelos cursos da Instituição. É nesse espaço térreo que funcionarão os ambulatórios de especialidades médicas, uma estrutura necessária para os cursos de saúde e que será um campo de prática para os estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem através do atendimento à população da cidade.

De acordo com o Secretário Especial de Obras da UFFS, Fábio Gasparetto, o investimento para a conclusão da obra e do ambiente que abrigará os ambulatórios foi de R$1,4 milhão. Uma parte do recurso, foi de emenda parlamentar da deputada federal, Caroline De Toni, no valor de R$800 mil, e a outra parte com recursos próprios da Universidade. Para equipar a área das especialidades, que será utilizada pela Universidade, está em andamento um recurso de uma emenda parlamentar do deputado federal, Pedro Uczai.

Gasparetto também explicou sobre os prazos da obra. “Estamos entregando para a comunidade esta obra dentro do prazo estipulado, pois o prazo de entrega, com prorrogação devido a pandemia, era até outubro de 2021. No total foram 13 meses de obras”.

Para o reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, a finalização da obra foi um projeto colaborativo com o poder público municipal. “O papel de formação da Universidade carece de espaços de atividades práticas na área da saúde e a UBS do bairro Esplanada estava sem condições de uso e nós assumimos junto com a Prefeitura, através do convênio, a recuperação daquele espaço para que nós possamos também utilizar para a nossa área de especialidades. Os nossos cursos, tanto Medicina quanto a Enfermagem, usufruirão para a sua parte prática”, explicou.

Além disso, o reitor afirmou que essa inauguração é muito importante para a UFFS. “Essa Unidade Básica de Saúde é uma obra muito relevante para a toda a comunidade chapecoense e também para a UFFS, pois teremos um campo prático de ensino, pesquisa e extensão, assim como a comunidade terá mais uma UBS. É um dia para comemorarmos”, concluiu.