II Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão teve abertura na última quarta-feira (29)
O evento é um espaço de participação da comunidade acadêmica e regional na definição das ações que devem orientar o Ensino, a Pesquisa e a Extensão.

Publicado em: 30 de março de 2017 00h03min / Atualizado em: 30 de março de 2017 00h03min

A II Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE) da UFFS teve sua cerimônia de abertura oficial na noite de quarta-feira (29), durante a realização do III Seminário Internacional de Educação do Campo e III Fórum de Educação do Campo da Região Norte do Rio Grande do Sul (SIFEDOC), em Erechim. O evento foi transmitido por videoconferência para todos os campi da UFFS.

A COEPE e o processo de sua construção até agora foi apresentado pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Émerson Neves da Silva. Na sequência foi composta a mesa de abertura com o reitor da UFFS, Jaime Giolo, o vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli, e Gaudêncio Frigotto, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), responsável pela palestra de abertura “Os desafios do Ensino, da Pesquisa e Extensão no contexto da universidade pública, democrática e popular".

No início de sua fala, o reitor falou do significado simbólico em realizar a abertura da II COEPE no dia 29 de março, data importante para a história da Instituição. “Vivemos um momento diferente do de 2010. As razões das esperanças de 2017 não são as mesmas de quando iniciamos as atividades acadêmicas, mas temos de ter a coragem de resistir aos ventos contrários”, mencionou Giolo. O dirigente falou em seguida das diretrizes definidas durante a primeira edição da primeira Conferência e que “devem ser aprofundadas e acrescidas nesta segunda edição”. Entre os principais fundamentos que a comunidade acadêmica da UFFS deve continuar defendendo, segundo o reitor, “é a continuidade do acesso preponderante de estudantes oriundos da escola pública”.

II COEPE
A COEPE foi realizada pela primeira vez entre junho e setembro de 2010, alguns meses após o início das atividades letivas da UFFS. Com o tema “Construindo Agendas e Definindo Rumos”, a Conferência objetivou aprofundar a interlocução entre a comunidade acadêmica e regional sobre as políticas estruturantes da Universidade. Agora, em 2017, a II COEPE pretende se fortalecer como um espaço de participação da comunidade acadêmica e regional na definição das políticas, diretrizes e ações que devem orientar o planejamento institucional da UFFS para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão.
A Conferência organiza os debates em torno de eixos que sistematizam os grandes temas a partir dos quais a UFFS e a comunidade regional elegerão suas ações prioritárias, que, nesta segunda edição, segundo o regimento, são:
1. Agricultura familiar e Agroecologia; 2. Consolidação e expansão; 3. Direitos Humanos e Cidadania; 4. Educação Básica; 5. Educação Popular e democrática; 6. Inclusão e Ações Afirmativas; 7. Integração acadêmica, currículo e interdisciplinaridade; 8. Meio Ambiente e sustentabilidade; 9. Mobilidade acadêmica e internacionalização; 10. Saúde pública; 11. Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social.
A Conferência acontece em quatro momentos: pré-COEPE, que foram audiências públicas realizadas nos campi da UFFS, nas quais foram organizados debates em torno dos eixos mencionados e que englobaram a fase de preparação, em torno da análise do Documento-Referência e da proposta de Regimento da Conferência; abertura/instalação da II COEPE; novas sessões de discussões nos campi; e a plenária final, que, com um simbolismo especial, é prevista para o aniversário da UFFS, em 15 de setembro de 2017.