I Seminário Integrador de Extensão da UFFS publicará livro com a socialização das discussões

Publicado em: 29 de setembro de 2016 05h09min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 10h01min

O I Seminário Integrador de Extensão contou com a participação de cerca de 250 pessoas nas atividades desenvolvidas ao longo dos dias 27 e 28 de setembro.

As mesas temáticas apresentaram os materiais elaborados nos Grupos de Trabalho (GTs), que prepararam previamente as discussões do evento. Durante o encontro, os GTs Agroecologia, Cooperativismo e Economia Solidária/Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, Desenvolvimento Territorial, Juventude e Sucessão Familiar e Feminismo e organização produtiva do campo problematizaram as experiências desenvolvidas no âmbito da UFFS, sistematizando-as e realizando uma avaliação desse processo na Instituição.

Segundo o pró-reitor de Extensão e Cultura, Emerson Neves da Silva, “durante o Seminário também foi aprovado, pelos participantes, um documento que destaca alguns desafios que a Extensão da Fronteira Sul tem que superar para avançar no processo de consolidação. Esse documento será disponibilizado em breve para a Comunidade Universitária. A realização do evento foi bem recebida pelos docentes, discentes, técnicos-administrativos e pela Comunidade Regional, uma vez que o evento preenche uma lacuna na articulação dos segmentos que fazem Extensão. Ou seja, o Seminário Integrador constituiu-se num espaço plural de organização capaz de dinamizar a Extensão em todos os campi da Instituição. Além da sua continuidade, foi aprovada a importância de avançar a relação da práxis de Extensão com os currículos dos cursos de Graduação, bem como estreitar os diálogos com a realidade presente na área de abrangência dos diversos campi da UFFS”.

Como resultado dos debates, será publicado um livro, que visa partilhar com a Comunidade Universitária a síntese da análise e da avaliação da Extensão da UFFS nos temas abordadas no evento.