I Jornada de Formação Inicial e Continuada de Monitores de Ensino da UFFS inicia nessa quarta-feira (09)
Palestra de abertura será às 15h de forma on-line

Publicado em: 08 de dezembro de 2020 11h12min / Atualizado em: 08 de dezembro de 2020 16h12min

Promover a formação inicial e contínua dos monitores que atuam no Programa de Monitorias de Ensino da UFFS. Esse é o objetivo principal I Jornada de Formação Inicial e Continuada de Monitores de Ensino da UFFS 2020/2021, que inicia nesta quarta-feira (09), às 15h.

A palestra de abertura da I Jornada terá como tema “Iniciação à docência na monitoria”, ministrada pela professora da UFFS Maria Lúcia Marocco Maraschin. Para participar, não é preciso inscrição prévia e haverá lista de presença para certificação. Todas as etapas (síncronas e assíncronas) serão certificadas, e quem participar de todas terá 20h de certificação.

A transmissão da palestra de abertura será pelo canal do Practice no YouTube. Para acessar, clique no link abaixo:

Palestra de Abertura

Jornada

A proposição da atividade formativa, destinada aos monitores em exercício nos projetos integrantes do Programa de Monitoria de Ensino da UFFS, está prevista na Resolução nº 1/CONSUNI CGAE/UFFS/2018.

Para a diretora de Políticas de Graduação (DPGRAD), Rosenei Cella, entende-se que a atividade dos monitores apresenta especificidades e complexidades que podem ser melhor compreendidas a partir de aspectos teóricos, somados à troca de experiências entre aqueles que atuam nos projetos. “Diante disso, foi organizada a I Jornada visando discutir a formação para a docência, conhecer diferentes metodologias de ensino e recursos pedagógicos e tecnológicos existentes, além de avaliar a experiência que o Programa de Monitorias proporciona”, explicou.

Para Rosenei, o trabalho desenvolvido pelos monitores é fundamental para concretização do Programa de Monitorias da UFFS, propiciando a qualificação do processo formativo pessoal de cada um deles, além de contribuírem sobremaneira na aprendizagem dos estudantes que procuram os projetos de monitoria.

Programação

Confira abaixo a programação da I Jornada: