Grupos PET da UFFS disponibilizam e-books produzidos pelos participantes
Os conteúdos das publicações podem ser acessados no site da Instituição

Publicado em: 06 de março de 2021 14h03min / Atualizado em: 05 de março de 2021 16h03min

Três dos cinco programas de Educação Tutorial (PETs) da Universidade Federal da Fronteira Sul estão disponibilizando e-books produzidos pelos tutores e alunos participantes dos grupos PET em atividades nos campi da Instituição. Além desses, um quarto e-book foi resultado do evento SINPET, realizado nos dias 23 e 24 de outubro de 2020.

As publicações foram custeadas com recursos disponibilizados pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). A proposição ocorreu durante o segundo semestre de 2020 e os livros foram finalizados em fevereiro de 2021. Conforme a PROGRAD, a ação “busca valorizar as atividades desenvolvidas pelos grupos PET da UFFS, que desenvolvem um conjunto diversificado de atividades que se configuram em ensino, pesquisa e extensão, envolvendo alunos bolsistas e tutores”.

Conforme a diretora de Políticas de Graduação, Rosenei Cella, a UFFS possui cinco grupos PET em funcionamento: PET Assessoria Linguística e Literária, PETCiências, PET Medicina Veterinária/Agricultura Familiar, PET Políticas Públicas e Agroecologia e PET Práxis. Foi disponibilizado a todos os cinco grupos em atividade a possibilidade de produção de e-books. Contudo, apenas três grupos manifestaram que tinham condições de produzir os livros no período proposto. Além disso foi produzido um quarto livro que foi resultado do evento SINPET, que teve organização do PETCiências, do Campus Cerro Largo-RS, e foi realizado de forma on-line com o tema ‘10 anos PET UFFS: novos desafios, outras perspectivas’”.

Cella salienta ainda que “a produção de quatro livros em apenas um ano mostra o potencial desses grupos, fruto de um trabalho intenso de tutores e acadêmicos. Trata-se da materialização do esforço coletivo, que qualifica o processo formativo dos envolvidos nos projetos e fortalece ainda mais o programa PET dentro da UFFS”.

Acesse os e-books produzidos pelos grupo PET:

“10 anos PET UFFS: novos desafios, outras perspectivas” - Trabalho conjunto dos grupos PET, sintetiza trabalhos apresentados no SINPET, evento interno do Programa.

“Agroindústria de alimentos: no caminho para um alimento seguro” - PET Medicina Veterinária Campus Realeza.

“Conexões entre educação tutorial e educação popular” - Grupo Práxis Campus Erechim.

“Aprendendo ciências: meio ambiente e formação de professores” - PET Ciências Campus Cerro Largo.