Feira Agroecológica no espaço da Reitoria é uma boa opção para os moradores de Chapecó
No local são encontrados gêneros alimentícios com certificação de produção orgânica produzidos por unidades familiares e/ou cooperativas

Publicado em: 16 de outubro de 2019 15h10min / Atualizado em: 17 de outubro de 2019 13h10min

No primeiro semestre de 2018, a Universidade Federal da Fronteira Sul iniciou a implementação do Programa Agroecologia e Economia Solidária: Espaço de Empoderamento Social e Educativo (PAEPS). Uma das iniciativas do Programa é a realização de feiras de produtos agroecológicos e de economia solidária nas cidades onde estão instalados os campi da Instituição.  

As feiras têm como ideia principal promover a Agroecologia e o consumo consciente e saudável, além de incentivar a agricultura familiar, envolvendo a comunidade acadêmica e regional. O primeiro espaço a receber a feira foi a Reitoria da UFFS, localizada no centro de Chapecó. Os feirantes foram credenciados depois da publicação de chamada pública para cadastramento de interessados.

Podem participar do processo de credenciamento unidades familiares, associações e/ou cooperativas de produção agroecológica, artesãos e empreendimentos de economia popular solidária. Também é condição para comercializar os produtos na Feira que a unidade familiar ou empreendimento da economia popular solidária tenha sua legalidade tributária, sanitária e ambiental em conformidade com a legislação vigente.

Um dos produtores que expõe sua produção na Feira Agroecológica e de Economia Solidária no espaço da Reitoria é Jair Pinheiro, que mantém uma propriedade de três hectares na localidade de Linha Henrique, a alguns quilômetros de Chapecó. Há poucos metros da residência de Jair moram alguns parentes que o auxiliam no cultivo dos produtos, mais diretamente a esposa Eva e o filho Josiel.

Logo na entrada da propriedade de três hectares tem uma placa onde se lê “Agroecológicos Família do Jair Pinheiro”. Mas nem sempre foi assim. Antes de se dedicar à produção de hortaliças e de bananas sem utilização de qualquer tipo de produto químico, Jair trabalhou por vários anos numa empresa ligada á agroindústria, até aposentar-se. Iniciou com uma pequena estufa para produção de mudas e, aos poucos, foi ampliando a produção, principalmente quando o filho Josiel juntou-se ao projeto familiar.

Jair e a família produzem, em sua propriedade, as sementes dos hortigranjeiros, que geram atualmente de 4 a 5 mil mudas anualmente, que comercializam na Feira da UFFS e em outras na cidade de Chapecó.  Além de hortigranjeiros, Jair e a esposa Eva costumam oferecer aos clientes bananas, que também são colhidas na propriedade da família. Sobre a opção que fez em produzir sem a utilização de agrotóxicos, Jair considera acertada. "Minha vida ficou mais saudável. Se posso consumir os produtos de minha propriedade sem medo, também ofereço para os meus clientes sem receio de prejudicar a saúde de ninguém” diz o  produtor.

A Feira de Produtos Agroecológicos e de Economia Solidária ocorre nas quintas-feiras, das 16 às 20 horas, no espaço onde está situada a Reitoria da UFFS (Rua Fernando Machado, 108 E, no centro de Chapecó).