Estudantes são das regiões dos campi

Publicado em: 24 de fevereiro de 2010 10h02min / Atualizado em: 17 de março de 2017 10h03min

Florianópolis – A grande maioria dos 2.160 estudantes aprovados para os 42 cursos de graduação da UFFS é das regiões onde os cinco campi estão instalados. Em Chapecó (SC), sede da instituição, eles representam 67% dos aprovados, em Erechim (RS), 83%; em Cerro Largo (RS), 97%, em Laranjeiras do Sul (PR), 82%; e em Realeza (PR), 22%.

O reitor, Dilvo Ristoff, avaliou que esse resultado demonstra que a instituição, por meio de seus cursos, atende às demandas regionais.

Quanto à seleção dos estudantes, o critério de bonificação para compor a nota final dos candidatos, que teve como base as notas do Enem 2009, para os procedentes de escola pública, foi amplamente contemplado. Em Chapecó, dos 867 selecionados 88% fizeram todo o ensino médio neste segmento do ensino; em Cerro Largo, foram 97% dos 330 selecionados; em Laranjeiras do Sul, 94% dos 216; em Erechim, 92% dos 400 alunos e em Realeza 92% de 270 estudantes.

Ristoff dissse que a bonificação ampliou o acesso à instituição. “Estamos construindo uma universidade pública de acordo com a lógica da paridade entre as matrículas do ensino médio público e do ensino superior público, pois 89% do ensino médio brasileiro é público”, afirmou o reitor. “Como esta paridade pode ser observada em todos os cursos da instituição, constata-se que a UFFS altera a lógica, historicamente tão criticada, que fazia com que na maioria dos cursos da IES públicas e gratuitas, especialmente nos cursos mais disputados,, os alunos fossem oriundos da escolas privadas e pagas”, concluiu o reitor.