Estudantes de Pedagogia desenvolvem aplicativo educativo
Aplicativo foi publicado na Play Store e disponibilizado para 176 países

Publicado em: 07 de julho de 2021 13h07min / Atualizado em: 14 de julho de 2021 10h07min

Um jogo em que o usuário possa identificar os legumes, frutas e verduras a partir da sua imagem, atribuições físicas e particularidades. Esse é o aplicativo desenvolvido pelas estudantes do curso de Pedagogia da UFFS - Campus Chapecó Emanuelle Panazzolo e Renata Ocampo Mandracio, no componente curricular de Tecnologias Digitais e Educação, ministrado pelo professor Carlos França.

O jogo também possui outras informações contidas nos bônus, possibilitando que o jogador aprenda mais sobre as características e curiosidades desses alimentos e façam relações. O aplicativo, que se chama HortQuizz e pode ser encontrado na Play Store do Google, tem seu público alvo livre, mas foi pensado para as crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental I.

Para a estudante Emanuelle Panazzolo, o aplicativo ganhou importância no que diz respeito a incluir nos ambientes educacionais novas ferramentas tecnológicas, assim como possibilitar o desenvolvimento de uma atividade com caráter lúdico, que reforça a participação dos estudantes, bem como os motiva a serem protagonistas do seu processo de ensino e aprendizagem. “Visto que os jogos são atrativos, é uma forma diferenciada da criança aprender novos conhecimentos. Pensamos em um bônus de informações que está diretamente ligado à próxima fase justamente para desafiar o jogador, pois seu desempenho vai depender da sua aprendizagem. Além disso, esperamos que, ao aprender mais sobre as frutas, legumes e verduras, suas vitaminas e outras curiosidades, o jogo também possa auxiliar no incentivo da alimentação saudável”, explicou.

Desenvolvimento

De acordo com a estudante Renata Ocampo Mandracio, para a elaboração do aplicativo, foi utilizado como subsídio a plataforma MIT App Inventor, uma ferramenta interativa de fácil manuseio, na qual não há a necessidade do desenvolvedor ter conhecimento em programação. “Mas para além disso, a criação de um aplicativo requer muito planejamento, desde os objetivos a serem buscados, público alvo, conteúdo que contenha embasamento e também um design atrativo, já que o nosso público alvo são crianças. Afinal, buscamos que o HortQuiz possa contribuir de maneira positiva ao usuário, provocando curiosidade sobre o tema para além do aplicativo, ele deve ser uma ferramenta que auxilie no processo de construção do conhecimento”, afirmou.

Aplicativo

O aplicativo elaborado pelas estudantes foi o primeiro produzido dentro do componente curricular a ser publicado na Play Store e disponibilizado para 176 países. Para o professor Carlos França o HortQuiz App é um aplicativo que tem tudo para auxiliar nas aulas de ciências e envolver pais, professores e as crianças nas questões que envolvem alimentação saudável proporcionada pela mãe natureza. “Todos deveriam conhecer mais sobre verduras, legumes e frutas e passarem a consumir um pouco mais dentro do possível e eu espero que baixem e compartilhem esse excelente aplicativo, que é grátis e não consome pacote de dados por funcionar sem internet, além de não ter propagandas ou risco de aparecem anúncios indesejáveis e proibidos”, concluiu.

Para baixar o aplicativo, acesse o link abaixo:

HortQuizz RM