Estudantes de graduação da UFFS já podem gerar o ID Estudantil
ID Estudantil é a carteira estudantil digital de identificação em território nacional disponibilizada pelo MEC

Publicado em: 20 de dezembro de 2019 16h12min / Atualizado em: 20 de dezembro de 2019 16h12min

No mês de outubro, o Ministério da Educação publicou a Portaria nº 1.773, que estabelece as diretrizes para formação do cadastro do Sistema Educacional Brasileiro (SEB). Trata-se de um cadastro preenchido e atualizado por instituições de educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e de educação superior, federais, estaduais e municipais, públicas e privadas. Os serviços oferecidos a partir do SEB beneficiarão tanto as instituições quanto os estudantes. A primeira iniciativa é a Identidade Estudantil (ID Estudantil). Segundo o MEC, em breve novos serviços serão viabilizados por meio do SEB.

Conforme o secretário Especial de Tecnologia e Informação, Ronaldo Antonio Breda,  os estudantes de graduação matriculados na UFFS (maiores de idade) já podem requerer a ID Estudantil, pois a UFFS está inscrita no SEB. “À medida que forem realizadas novas matrículas de alunos na Instituição, o sistema deverá ser atualizado para que também possam acessar o aplicativo e obter sua ID Estudantil”.

De acordo com Cecília Inês Duz de Andrade, procuradora educacional institucional, a UFFS migrou os dados dos estudantes da graduação matriculados, maiores de idade, no início do mês de dezembro. Para tanto, seguiu o Manual Operacional do SEB elaborado pelo INEP, atendendo prazos e procedimentos, bem como indicando os responsáveis pela gestão das informações da Instituição e a equipe de cadastradores”.

Na opinião do pró-reitor de Assuntos Estudantis, Rubens Fey, o objetivo do aplicativo é “tornar mais simples, mais inovador o acesso do estudante a um benefício que já é previsto em lei. O que há de novo é a disponibilização de um aplicativo para tornar mais simples o acesso à carteira estudantil. Anteriormente a gestão da emissão desse documento era mais restrita e agora existem outras possibilidades, inclusive o Ministério da Educação. Então, a partir de agora, com a inclusão dos estudantes da UFFS no cadastro, eles terão acesso aos vários benefícios oferecidos pela carteira de estudante digital de qualquer lugar do país”.

Como obter a ID Estudantil

Para gerar a ID Estudantil, os alunos devem baixar o aplicativo oficial. Os usuários vão precisar abrir o app e inserir o CPF, a senha e outros dados solicitados. O próximo passo é aceitar os termos e as condições de uso do aplicativo. Os estudantes de 18 anos ou mais devem tirar uma foto do próprio rosto para a validação da biometria facial que será comparada com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) disponível no banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e a ID Estudantil será gerada. Caso não possua habilitação, deve tirar foto de frente e verso da Carteira de Identidade (RG) para comparação da imagem da face. Se os estudantes quiserem saber se está tudo certo com seus dados no sistema, podem verificar no site idestudantil.mec.gov.br. No final da página há vídeos explicativos para emissão da ID Estudantil.