Estudante da UFFS cria aplicativo para exibir cardápio do Restaurante Universitário dos campi
O aplicativo é um projeto open source e está disponível para Android.

Publicado em: 01 de julho de 2022 16h07min / Atualizado em: 01 de julho de 2022 17h07min

Ao estudar sobre uma linguagem para desenvolvimento mobile, que consiste em um tipo de rotina de criação de soluções de TI voltadas para tablets, smartphones e outros dispositivos móveis, o estudante do curso de Ciência da Computação da UFFS – Campus Chapecó Diogo Baltazar do Nascimento criou um aplicativo para visualizar o menu de cardápio do Restaurante Universitário (RU) dos seis campi da Universidade.

Diogo explica que a ideia surgiu por conta própria, a partir de um outro projeto no qual ele faz a padronização dos dados do R.U, para que esses possam ser acessados independente da linguagem desenvolvida. “Com isso, tive a ideia de fazer o aplicativo voltado à visualização desses dados. Por enquanto, ele está entregando o essencial, que é visualizar o cardápio de maneira mais rápida pelo celular, mas a ideia completa é ter uma notificação do prato do dia e deixar salvo em memória para ver sem internet”, explica.

Para o estudante, a importância do aplicativo se dá pela facilidade do acesso ao que terá disponível no restaurante. “É necessário apenas escolher o campus e já aparece uma informação resumida do que tem em cada dia. Há ainda a possibilidade de selecionar o dia da semana que você está interessado, para ter a visualização de todo o cardápio em poucos cliques”, ressalta.

Esse é um projeto open source, ou seja, todas as pessoas podem vê-lo, modificá-lo e distribuí-lo conforme suas necessidades, então ele está aberto a ajuda no desenvolvimento.

Para conferir a documentação sobre o projeto e mais informações, acesse o link: https://github.com/mascDriver/app_ru_uffs

*Texto Luana Poletto - Estagiária sob supervisão de Flávia R. Durgante