Entrevista: pró-reitor fala sobre novo edital dos auxílios socioeconômicos
O recurso para 2018 teve um incremento de R$100 mil em relação ao de 2017

Publicado em: 16 de fevereiro de 2018 11h02min / Atualizado em: 16 de fevereiro de 2018 12h02min

A UFFS publicou, na última semana, o novo edital para concessão de auxílios socioeconômicos para o ano letivo de 2018. O edital trouxe algumas inovações. O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Darlan Kroth, explica que “no último ano realizamos reuniões com os estudantes e com os setores de assuntos estudantis dos campi para ouvir sugestões com vistas à melhoria do edital de concessão de auxílios. Algumas foram possíveis de serem implementadas já em 2018, como é o caso das inscrições on-line no período de férias dos estudantes e também a inscrição a qualquer tempo”, comenta.

Outra novidade é para os estudantes que estão cursando sua segunda Graduação. “Os estudantes em segunda Graduação matriculados em cursos integrais da UFFS e que se enquadrem no IVS de faixa I poderão ter acesso aos auxílios socioeconômicos. Para isso, eles não podem ter recebido nenhuma bolsa ou auxílio do PNAES enquanto cursavam a primeira Graduação. É uma inovação que acreditamos que beneficiará uma parcela importante de pessoas, que até então não poderiam receber”,

Quanto aos recursos, o pró-reitor comenta que valores para repasse dos auxílios são oriundos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e que o montante repassado à UFFS em 2018 foi praticamente o mesmo de 2017. Mas que o valor destinado aos auxílios em 2018 teve um incremento de R$ 100mil. “A permanência dos estudantes na UFFS é prioridade. Então, mesmo com esse cenário de restrições orçamentárias foi possível incrementar a verba destinada ao edital de auxílios socioeconômicos. Inclusive, foi possível aumentar os valores do teto dos auxílios para os estudantes beneficiados pelas faixas de IVS I e II”, aponta.

O pró-reitor ainda ressalta a necessidade de os alunos conhecerem o edital. “O repasse de auxílios é um processo um tanto complexo para a Instituição e tentamos deixar todos os passos claros no edital de forma a facilitar para o aluno. Por isso é preciso ler com atenção o edital de 2018. Em caso de dúvidas, o aluno também pode buscar mais informações no SAE do seu campus, que conta com equipe preparada para auxiliá-lo”, finaliza.

AUXÍLIOS SOCIOECONÔMICOS
Atualmente a UFFS dispõe dos seguintes auxílios: moradia, transporte (3 modalidades), alimentação (2 modalidades) e estudantil.

A concessão é realizada por faixas de vulnerabilidade social (faixas I, II e II). O Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) é medido através da análise socioeconômica.

Todos os alunos precisam realizar a análise para determinar seu IVS, pois é a partir deste índice que o estudante estará apto a se inscrever nos auxílios socioeconômicos.  Além disso, alguns auxílios, como  transporte e alimentação, têm mais de uma modalidade de concessão, neles o estudante poderá ser beneficiado na modalidade na qual se encaixe.

INSCRIÇÕES
Calouros: devem fazer a inscrição presencialmente no Setor de Assuntos Estudantis no campus no qual está matriculado.

Veteranos: durante as férias letivas, poderão realizar a inscrição  por formulário on-line. Fora do período de férias, devem fazer a solicitação nos SAEs dos campi.

Os que já tem análise socioeconômica em vigência só precisam preencher o formulário on-line. Já os que precisam realizar a análise ou atualizá-la precisam acessar o Sistema de Análise Socioeconômica, preencher o cadastro, imprimir, anexar os documentos comprobatórios e levar ao SAE de seu Campus. Após finalizado o processo de análise, poderão preencher o formulário online.

A inscrição para solicitação de auxílio socioeconômico pode ser feita a qualquer tempo – até  2 de outubro de 2018 – pelo estudante regularmente matriculado na UFFS. No entanto, para que o estudante receba o auxílio já no mês seguinte à solicitação, foi estipulado um calendário com datas-cortes de pagamento. Por exemplo, se o estudante solicitar o auxílio até o dia 2 de março, já receberá o auxílio no mês de abril. O calendário completo está disponível no edital.

Mais detalhes sobre o processo seletivo dos auxílios socioeconômicos 2018 podem ser conferidos no Edital nº 48/GR/UFFS/2018.