Egressa do curso de História da UFFS lança livro sobre memórias de haitianos no Brasil
Publicação é adequação de trabalho de conclusão de curso defendido em 2018

Publicado em: 03 de março de 2020 15h03min / Atualizado em: 05 de março de 2020 15h03min

O lançamento do livro "Sou Diáspora: identidade e mobilidade nas memórias de haitianos no Brasil" ocorreu na tarde de 29 de fevereiro de 2020, no saguão da  Reitoria da Universidade Federal da Fronteira Sul, em Chapecó. A publicação consiste numa adequação do trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em História da UFFS, campus Chapecó, defendido em 2018 por Taíse Staudt.

Foto: Ana Puton

O lançamento contou com a presença de Tulio Vidor, representando o Centro de Referência em Direitos Humanos e Igualdade Racial (CRDHIR) da UFFS, de integrantes da comunidade acadêmica e regional, entre brasileiros e cidadãos de outras nacionalidades.

O livro é resultado, em parte, do projeto "Haitianas e haitianos: parte da história, cultura e memória de Chapecó", aprovado no Edital das Linguagens da Prefeitura Municipal de Chapecó. Além de Taíse, o projeto foi conduzido pelo estudante de Letras da UFFS, Roberson Damis, haitiano e um dos narradores que conta sua história de vida no livro.

Conforme Taíse, a UFFS teve importância decisiva no sucesso do projeto. “A primeira delas foi com a possibilidade de um estudo gratuito e de qualidade. Tive a oportunidade de ser bolsista de pesquisa durante a Graduação em História, orientada pela professora Claudete Gomes Soares no projeto 'Negritude e branquidade: uma análise da integração haitiana no Oeste de Santa Catarina', entre 2016 e 2018, financiada pela UFFS e pela FAPESC, quando meus trabalhos com a temática da imigração e do Haiti iniciaram”.

Taíse diz que continuará trabalhando a temática haitiana na Pós-graduação, “mas agora focando a literatura e intelectualidade haitiana. Iniciarei os estudos de Mestrado no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPG-IELA), na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em Foz do Iguaçu, já no segundo semestre de 2020”.