Editora UFFS organiza eventos para celebrar o Dia Nacional do Livro
Comunidade universitária pode acompanhar os encontros nos dias 29 e 31 de outubro

Publicado em: 26 de outubro de 2020 12h10min / Atualizado em: 26 de outubro de 2020 17h10min

No dia 29 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Livro, em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, no ano de 1810.

Sempre se pergunta: O que é um bom livro? O que ele contém? Uma possível resposta é dada por Michèle Petit em sua obra “A arte de ler ou como resistir à adversidade”: "Os livros são hospitaleiros e nos permitem suportar os exílios de que cada vida é feita, pensá-los, construir nossos lares interiores, inventar um fio condutor para nossas histórias, reescrevê-las dia após dia. E algumas vezes eles nos fazem atravessar oceanos, dão-nos o desejo e a força de descobrir paisagens, rostos nunca vistos, terras onde outra coisa, outros encontros serão talvez possíveis. Abramos então as janelas, abramos os livros". 

Contudo, nem só de histórias vivem os livros. Eles possuem também o conhecimento acumulado sobre determinada área. Essa é a proposta da Editora UFFS, em funcionamento desde 2017, que já conta com 17 e-books publicados. Todos eles disponíveis gratuitamente na página da Editora UFFS.

Para celebrar a data, a Editora UFFS planejou três eventos on-line com autores/organizadores de obras da editora no final do mês de outubro. Dois no dia 29 e um no dia 31. O primeiro ocorrerá às 10h, com o lançamento da obra “Processo de Enfermagem: história e teoria”, organizada por Julia Valeria de Oliveira Vargas Bitencourt (UFFS), Edlamar Kátia Adamy (UDESC) e Carla Argenta (UDESC). O evento pode ser acompanhado pelo link em destaque.

O segundo, às 16h, com os organizadores da "Coleção Literatura Brasileira: identidades em movimento", Silvana Oliveira (UEPG), Evanir Pavloski (UEPG) e Valdir Prigol (UFFS), que debaterão as obras “Macunaíma: o herói sem nenhum caráter”, de Mário de Andrade; “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis e “O Presidente Negro", de Monteiro Lobato. O evento pode ser acompanhado pelo seguinte link.

O terceiro evento, no dia 31, às 15, terá a presença de Saulo Gomes Thimóteo (UFFS), organizador do livro “Aconteceu de verdade: lendas urbanas da UFFS”. Depois ocorre uma conversa com temática "A literatura sobrenatural: leitores e leituras", com a presença de Pablo Lemos Berned (UFFS) e Sérgio Roberto Massagli (UFFS). Acompanhe o evento pelo link em destaque.

Todos os eventos terão a mediação de Demétrio Alves Paz, presidente do Conselho Editorial da Editora UFFS.