Editora UFFS organiza conversa sobre o livro Estudos Linguísticos da/na Fronteira Sul
Bate-papo on-line será na próxima segunda-feira (10), às 18h, com a participação das organizadoras

Publicado em: 06 de maio de 2021 16h05min / Atualizado em: 07 de maio de 2021 19h05min

A Editora UFFS fez o lançamento, no dia 9 de abril, do livro Estudos Linguísticos da/na Fronteira Sul, organizado pelas professoras Cláudia Andrea RostSnichelotto e Mary Neiva Surdi da Luz.

Os textos que compõem a obra vinculam-se às três linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS): 1) Práticas discursivas e subjetividades; 2) Diversidade e mudança linguística; 3) Língua e cognição: representação e processamento da linguagem.

Conforme os organizadores do evento, “todos os textos atestam a qualidade, o amadurecimento e a consolidação da pesquisa em Estudos Linguísticos da UFFS e, de modo geral, dão chance ao leitor de conhecer a história do tempo presente da produção do conhecimento científico do PPGEL”.

A primeira parte da obra trata de reflexões sobre o conceito de complexidade linguística, da intersecção entre Linguística e Literatura, por meio da metáfora do literário e do grande empreendimento de organizar o inédito Atlas Linguístico das línguas em contato nesta parte da Fronteira Sul. A segunda dedica-se a abordagens que pendem para a perspectiva formal da gramática. E a última parte trata de posturas discursivas.

Nos formatos e-PUB, Mobi e PDF, o livro está disponível para download na página da Editora UFFS. 

Na próxima segunda-feira, 10 de maio, às 18h, as organizadoras participarão de um bate-papo com a Editora UFFS, representada pelo presidente do Conselho Editorial, Demétrio Alves Paz, com transmissão na página da Editora UFFS no Facebook.

Sobre as organizadoras

Cláudia Andrea RostSnichelotto é mestre (2002) e doutora (2009) em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora titular-livre da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó - SC, onde atua nos cursos de licenciatura em Letras Português e Espanhol e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Linguísticos. É líder do Grupo de Pesquisa Estudos Sociolinguísticos e Interfaces e pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa para a História do Português Brasileiro de Santa Catarina, da UFSC.

Mary Neiva Surdi da Luz é mestre (1998) em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutora (2010) em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora da UFFS, Campus Chapecó - SC, onde atua nos cursos de licenciatura em Letras Português e Espanhol e de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Linguísticos. É integrante do Fronteiras – Laboratório de Estudos do Discurso (UFFS) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Lingua(gem), Discurso e Subjetividade (UFFS) e do Grupo de Pesquisa Linguagem, Discurso e Memória (UFSM). É membro do GT de Análise de Discurso ANPOLL.