Editora UFFS oportuniza publicações digitais em três modalidades
Interessados podem enviar propostas de publicações acadêmicas, de literatura e de coleções de livros clássicos

Publicado em: 05 de julho de 2018 17h07min / Atualizado em: 06 de julho de 2018 12h07min

A Editora UFFS foi criada com o principal objetivo de editar e divulgar obras de natureza acadêmica, artística e didático-pedagógica, as quais são anteriormente avaliadas por pareceristas especializados e, a partir desses pareceres, se favoráveis, aprovadas para publicação pelo Conselho Editorial. Ela publica e-book nos formatos EPUB, MOBI e PDF, visando à economia dos recursos públicos e naturais envolvidos no processo editorial.

Recebe propostas desde fevereiro de 2017, inicialmente na modalidade livros acadêmicos e didático-pedagógicos e, atualmente, com mais duas possibilidades de publicação: livros de literatura e coleções de livros clássicos, fora de catálogos e inéditos. O recebimento das propostas segue um fluxo específico, conforme cada tipo de obra.

O diretor da Editora UFFS, Valdir Prigol, fala sobre algumas questões que envolvem a iniciativa.

Quais os motivos da escolha destas três modalidades de obras para publicação?
Prigol – A área acadêmica é a mais próxima do mundo universitário. Esta linha publica livros que possuem como base a pesquisa. Nesta modalidade, temos também as coleções de livros clássicos, fora de catálogo ou inéditos que são propostas e coordenadas por professores das diferentes áreas do conhecimento. A modalidade didático-pedagógica leva em conta a necessidade de produzirmos textos para a utilização específica em sala de aula. O recebimento de originais da área da Literatura deve-se à percepção de que a Universidade pode contribuir decisivamente na circulação de livros de Literatura publicados na mesorregião, já que temos uma grande quantidade de autores, mas pouquíssimas editoras de ficção.

As três primeiras publicações foram de livros acadêmicos, o que demonstra o interesse e a necessidade de tais publicações. Este interesse (de publicação e leitura) também poderá acontecer com as obras de literatura e coleções de livros clássicos fora de catálogo?
Sim, a modalidade acadêmica tem sido a mais demandada nas editoras universitárias e na Editora UFFS não é diferente. Inovamos em trabalhar com a ideia das coleções e com a publicação de Literatura. Já temos duas coleções aprovadas: uma na área de Enfermagem, que publicará sete livros sobre processo de Enfermagem e uma na área de Literatura, que reeditará mais de vinte livros de literatura brasileira, desde a Carta de Pero Vaz de Caminha até Macunaíma. Acreditamos que assim que essas coleções iniciarem suas publicações teremos mais propostas. A modalidade de Literatura é recente, mas já recebemos duas propostas. Essa modalidade deverá se constituir aos poucos, dependendo de um trabalho mais intenso de divulgação na comunidade acadêmica e na comunidade regional.

Quais os públicos que já estão se beneficiando e quais poderão se beneficiar com as publicações?
Acreditamos que os livros publicados pela Editora UFFS poderão ser lidos pelo público acadêmico e pelo público em geral.

E institucionalmente, quais são os ganhos em ter uma editora em funcionamento?
Uma editora universitária como a Editora UFFS tem um papel muito importante na colocação em circulação de todo o conhecimento produzido na Universidade para um público mais amplo e ao mesmo tempo, por colocar em circulação na Universidade, em primeira mão, conhecimentos produzidos em outros espaços.

Confira as três publicações lançadas pela Editora UFFS em 2018:

Dicionário Histórico-Social do Oeste Catarinense

Tecnologia e o Mundo da Vida: do Jardim à Terra