Editora da UFFS inicia recebimento de obras
A Editora UFFS receberá obras em fluxo contínuo e estima editar de 6 a 8 obras neste ano

Publicado em: 03 de abril de 2017 15h04min / Atualizado em: 08 de junho de 2020 18h06min

A Editora da UFFS inicia, nesta segunda-feira (4), o recebimento de originais para publicação. Os fluxos de recebimento foram definidos na última reunião do Conselho Editorial, realizada em 30 de março.

O presidente do Conselho, Marlon Brandt, reforça que qualquer pessoa pode submeter seu material para avaliação da Editora. “Neste primeiro momento receberemos obras em duas linhas editoriais: acadêmica e didático-pedagógica. O recebimento é em fluxo contínuo e não é necessário ser servidor ou aluno da UFFS para submeter seus originais para apreciação do Conselho. Assim como ocorre em outras editoras, receberemos obras de autores sem vínculo com a Universidade”, pontua.

A Editora UFFS publica, prioritariamente, e-books, de distribuição gratuita. No entanto, se houver financiamento por parte do autor para a impressão da obra, também é possível viabilizar. Todos os e-books publicados pela Editora UFFS ficarão disponíveis no site da Instituição.

Como publicar um livro
Segundo Brandt, a Editora estima editar em torno de 6 a 8 obras neste ano. “O processo de editoração envolve uma série de processos. É essencial que o autor interessado na publicação preencha adequadamente a ficha de encaminhamento da obra e atente para as regras de publicação, que dizem respeito à revisão, de acordo com o padrão oficial da Língua Portuguesa, normas da ABNT, entre outras”, afirma o presidente.

O autor deve protocolar a obra na secretaria da Editora, que funciona junto à Diretoria de Comunicação da UFFS. A secretaria iniciará o fluxo previsto para publicação da obra. Depois da conferência do arquivo, o encaminha ao Conselho Editorial, que envia a obra para pareceristas ad hoc, que farão avaliação cega do material. Se aprovado, o autor assina o contrato e inicia o fluxo de editoração. Segundo o presidente do Conselho, são estimados cerca de 6 meses para editoração da obra.

A ficha para encaminhamento da obra e também o fluxo editorial estão disponíveis na página da Editora UFFS.