Divulgados os ganhadores do Concurso Interprete sua Pesquisa 2019
Vídeos foram avaliados pela comunidade acadêmica e regional

Publicado em: 23 de outubro de 2019 19h10min / Atualizado em: 23 de outubro de 2019 18h10min

Foram divulgados, durante a programação da 9ª edição da Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIC), os vídeos ganhadores do Concurso Interprete sua pesquisa. O anúncio ocorreu na tarde dessa quarta-feira (23), no Auditório do Bloco A do Campus Cerro Largo.

Dezessete vídeos inscritos foram homologados para avaliação da comunidade acadêmica e regional. A seleção dos vídeos foi realizada por uma comissão, designada pela portaria N°1070/GR/UFFS/2019. Outro critério de seleção foi a receptividade do público que avaliou os vídeos por meio do número de curtidas no perfil do INSP no Facebook.

PREMIAÇÃO

Os três vídeos que obtiveram as maiores notas foram contemplados com o valor de até R$ 3.000,00 (três mil reais). Esse montante deve ser destinado à participação e apresentação de pesquisas em eventos acadêmicos/científicos de grande repercussão nacional ou internacional, a serem realizados até o mês de dezembro de 2021.
O prêmio será repassado aos contemplados da seguinte forma:
Auxílio financeiro, depositado na conta indicada pelo contemplado, se estudante de Graduação ou Pós-graduação da UFFS, desde que não seja servidor da Universidade;
Diárias, passagens e inscrição, caso seja servidor da UFFS.

A homologação do resultado final pode ser conferida no Edital Nº 1033/GR/UFFS/2019

Resumo das propostas dos vídeos que alcançaram os três primeiros lugares:
Título da pesquisa:
Jejum intermitente como ferramenta para o emagrecimento e melhora da qualidade de vida em mulheres de Chapecó/SC
Jéssica Daniela Schröder
Resumo:
O jejum intermitente (JI) tem surgido como uma nova estratégia alimentar para a redução do peso corporal e melhoria de aspectos relacionados à síndrome metabólica. No entanto, os estudos mais amplos estão focados em modelos pré-clínicos e sua validação ainda é questionada. Objetivos: Avaliar o efeito do JI em mulheres obesas de Chapecó, Santa Catarina sobre o peso corporal, o IMC, % de gordura e pressão arterial, bem como analisar a qualidade de vida desses indivíduos. Metodologia: A pesquisa contou com 11 mulheres que compuseram o grupo controle e 21 que realizaram o JI.

Título da pesquisa:
Avaliação do sistema purinérgico e de parâmetros inflamatórios em linfócitos, plaquetas e biópsia de pacientes com câncer de colo uterino.
Marta Schmidt Pfaffenzeller
Resumo:
No estudo serão avaliados o perfil da expressão e atividade enzimática de componentes do sistema purinérgico em indivíduos diagnosticados com CCU e em indivíduos saudáveis. As pacientes serão selecionadas a partir do contato prévio dos pesquisadores com médicos ginecologistas do setor público e privado, no município de Chapecó/SC.

Título da pesquisa:
Critérios Prognósticos de Retorno da Circulação Espontânea na População Pediátrica
Natália Bender Führ
Resumo:
A reanimação cardiopulmonar (RCP) visa o retorno à circulação espontânea após aplicação de compressões torácicas de alta qualidade em um paciente inconsciente, apneico, irresponsivo ou bradicardico com sinais de hipoperfusão. É um evento raro na faixa etária pediátrica. Apesar dos estudos sobre essa temática, não há literatura que descreva uma avaliação que auxilie na tomada de decisão sobre interromper ou não as manobras de RCP.